MONITORAMENTO PDI UFAL
1 PROCESSO DE MONITORAMENTO DO PDI
O monitoramento e o acompanhamento das mestas e ações do PDI podem ser acompanhados pelo público, garantindo o controle social da comunidade universitária e da sociedade alagoana, através do link http://forpdi.proginst.ufal.br/#/comunidade?_k=o19pjc
Os objetivos, pautas e dinâmicas do processo de autoavaliação institucional – apresentados na seção anterior – guardam estreita relação com as condições de monitoramento, níveis de controle e sistemáticas de revisão do PDI UFAL 2019-2023, no decurso de sua operacionalização. Portanto, os elementos tratados nesta parte final do PDI só ganham sentido se houver, por parte de todos que compõem a Ufal:
- a) a compreensão da autoavaliação como uma oportunidade de afirmação da identidade da Ufal;
- b) o compromisso de que as estratégias de monitoramento, controle e revisão do PDI UFAL 2019-2023 serão compreendidas como dimensões complementares e concomitantes e utilizadas como instrumentos de reforço do projeto de Universidade que o PDI aponta;
- c) o envolvimento e a participação ativa de toda estrutura da Universidade na condução, monitoramento, controle e revisão do PDI UFAL 2019-2023 – dos órgãos de deliberação coletiva aos órgãos operativos, em todos os locais de oferta, conforme previstos no Estatuto e Regimento Geral da Ufal e na Resolução n° 3/2015-CONSUNI/UFAL –, considerando áreas de atuação e distribuição de responsabilidades.
Do mesmo modo, o êxito da condução e da avaliação do PDI, articuladas ao processo de seu monitoramento, controle e revisão, depende, fundamentalmente, de três aspectos:
- da clareza institucional quanto aos 10 objetivos estratégicos do PDI UFAL 2019-2023 (vinculados às dimensões ensino, pesquisa e extensão), suas metas e ações correspondentes, sem deixar de considerar objetivos e ações constantes nas seções 9, 11 e 12, referentes, respectivamente, à política de gestão, à política estudantil e à infraestrutura;
- da consideração do PDI UFAL 2019-2023 na definição de diretrizes, objetivos, metas, ações e responsabilidades de todos os demais níveis e instrumentos de planejamento institucional, com destaque para os Planos de Desenvolvimento de Unidade (PDUs), os quais devem ser elaborados em consonância com o PDI;
- do aproveitamento da competência, atuação e experiência acumulada de coletivos institucionais como a CPAI/Proginst, a CPA e as CAA, e do estímulo, identificação e incorporação, por parte destes, de propostas e dinâmicas inovadoras de formas de avaliação do PDI UFAL 2019-2023 que estejam sendo conduzidas por órgãos de deliberação coletiva e órgãos operativos, em todos os locais de oferta, considerando os diferentes graus de autonomia e de responsabilidade institucional.
A partir dessas premissas, são apresentadas as medidas referentes ao processo de monitoramento, controle e revisão do PDI UFAL 2019-2023.
1.1 Monitoramento da implementação do PDI UFAL 2019-2023
- Massificação do conteúdo do PDI (dimensões, objetivos, metas, cronograma, responsáveis):
A metodologia de construção deste plano para o quinquênio 2019-2023 certamente facilitou a familiaridade da comunidade universitária com as dimensões, os objetivos e as metas prioritárias do PDI, uma vez que a comunidade foi partícipe na definição de tais dimensões, em diferentes momentos e de variadas formas. Entretanto, isso não é suficiente para pressupor o amplo conhecimento do PDI UFAL 2019-2023 por parte de todos os segmentos da Universidade – docentes, técnicos-administrativos e estudantes – e menos ainda da sociedade em geral. Faz-se necessário, então, uma ampla, massiva, constante e interativa divulgação do PDI UFAL 2019-2023. Nesse aspecto, as páginas eletrônicas institucionais e as mídias sociais são instrumentos importantes para a massificação do PDI junto às comunidades interna e externa. O processo de monitoramento, controle e revisão do PDI pressupõe o domínio do que deve ser monitorado, controlado e revisto. Como primeira medida nesse sentido, o PDI UFAL 2019-2023 estará disponível em espaço específico para acesso público – https://pdi.ufal.br/.
- Elaboração e atualização de quadros sintetizadores de objetivos, metas e ações previstas no PDI UFAL 2019-2023:
Em diferentes seções do PDI e em seus anexos há quadros e listas – com objetivos, metas e ações – que podem ser aproveitados e aperfeiçoados para facilitar o monitoramento dos elementos previstos. Com base nesses quadros, devem ser elaborados instrumentos de registro e acompanhamento, sob a coordenação conjunta da Proginst e da CPA, que auxiliem o monitoramento das metas e ações vinculadas aos 10 objetivos estratégicos relativos às dimensões ensino, pesquisa e extensão, além das demais frentes de ação da Ufal destacadas no PDI, quais sejam: políticas de gestão, políticas de assistência estudantil e projetos para a infraestrutura. Os instrumentos utilizados para o registro e acompanhamento devem ter espaço para a indicação clara e objetiva da situação de cada item (por exemplo: alcançado, em andamento, revisto, redefinido) e para a inclusão de observações consideradas relevantes para a compreensão da situação indicada.
- Realização de reuniões semestrais e anuais:
Reuniões semestrais e anuais deverão acontecer no decurso da implementação do PDI UFAL 2019-2023, a serem organizadas e conduzidas conforme planejamento conjunto da CPAI/Proginst, CPA e CAA. A pauta dessas reuniões deve contemplar, fundamentalmente, dois pontos: a) a situação dos objetivos, metas, ações e cronograma, segundo previstos no PDI, e, a partir disso, b) as necessidades de ajustes e revisões de itens específicos do plano. A exemplo do que aconteceu com os fóruns temáticos no processo de definição deste PDI, as reuniões podem ser organizadas considerando os eixos temáticos, as metas e os setores responsáveis pelas ações previstas, uma vez que o escrutínio das proposições constantes no PDI será tanto mais apurado quanto sobre eles se tiver domínio. A partir da sistematização dos resultados dessas reuniões, a CPAI/Proginst atuará proativamente, auxiliando os gestores na proposição de ações que contribuam para o alcance dos resultados esperados, assim como indicando as revisões necessárias.
- Divulgação periódica de informações:
Ao longo dos cinco anos do PDI, todas as instâncias responsáveis pelas ações previstas devem socializar informações relativas a medidas que venham sendo discutidas ou colocadas em prática por órgãos e setores da Ufal. Nisso se inclui a divulgação dos quadros sintetizadores, conforme indicados no item 2, e as convocações, os resultados e os encaminhamentos das reuniões semestrais e anuais, como indicado no item 3 acima. A periodicidade da divulgação dessas informações pode ser definida pelas instâncias envolvidas na execução do PDI, não devendo ser inferior a um semestre. Em todos os níveis e locais de oferta, a periodicidade de ações prevista no plano de autoavaliação definido pela CPA/Ufal, apresentada na seção 15 deste PDI, pode ser tomada como referência pelas CAA e demais órgãos e esferas da gestão responsáveis por ações previstas no PDI.
- Definição de veículos de divulgação da implementação do PDI UFAL 2019-2023:
Os veículos de divulgação da implementação do PDI têm como propósito a ampla socialização do conteúdo resultante das medidas anteriores (de 1 a 4), em espaços variados e de múltiplas formas. Sem prejuízo de outros que venham a ser criados, entre esses veículos devem estar: 1) relatórios anuais da CPA, das CAA e de gestão, com item específico sobre o PDI UFAL 2019-2023; 2) a aba denominada “Acompanhamento das metas e ações do PDI UFAL 2019-2013”, a ser incorporada no portal institucional do PDI – https://ufal.br/transparencia/institucional/plano-de-desenvolvimento – e, de forma correlata, uma aba espeífica sobre o acompanhamento das metas e ações dos PDUs nas páginas eletrônicas das instâncias que devem elaborar esse documento; 3) audiências públicas anuais sobre o PDI UFAL 2019-2023 para socialização do relato do desenvolvimento e da avaliação de ações; 4) balanço da implementação do PDI UFAL 2019-2023, a ser publicado anualmente.