Ações estratégicas
AÇÕES ESTRATÉGICAS – PDI UFAL 2019-2023 DIMENSÃO ENSINO DE GRADUAÇÃO, TÉCNICO E TECNOLÓGICO |
||
AÇÕES PREVISTAS PARA O PERÍODO DE 2019 A 2023 |
SETORES RESPONSÁVEIS |
INDICADORES DE ACOMPANHAMENTO E SITUAÇÃO ESPERADA EM 2023 |
Fortalecimento das ações de monitoramento e supervisão dos cursos com conceito preliminar insatisfatório |
Prograd, PEI, Sinfra, NTI, UAs, Sibi, CPA, Direções de UAs e Direções Acadêmicas e Geral dos campi fora da sede |
Todos os cursos com conceitos satisfatórios |
Reformulação dos projetos pedagógicos dos cursos de ensino profissional e tecnológico da ETA e de ensino de graduação (bacharelados) |
Prograd, coordenações de curso da ETA e coordenações dos cursos de graduação |
100% dos projetos pedagógicos dos cursos de ensino profissional e tecnológico da ETA e de ensino de graduação (bacharelados) reformulados |
Regulamentação de aproveitamento de componentes curriculares intercursos e campi |
Prograd, DRCA e Coordenações de Cursos |
Registro da regulamentação de aproveitamento de componentes curriculares intercursos e campi |
Curricularização da extensão nos PPCs dos cursos de graduação da Ufal (com previsão de dotação orçamentária) com valorização da diversidade, do meio ambiente, da memória cultural, da produção artística e do patrimônio cultural, e em ações afirmativas de defesa e promoção dos direitos humanos e da igualdade étnico-racial |
Prograd, Proex, ETA e Proginst |
100% dos projetos de cursos de ensino profissional e tecnológico e de enino de graduação curricularizados |
Publicação de editais com destinação de recursos para ações extensionistas em prol da qualidade socialmente referenciada |
Prograd, Proex e Proginst |
Definição na matriz orçamentária de destinação de recursos para curricularização das ações de extensão conforme dotação liberada pelo MEC |
Desenvolvimento de ações de articulação entre a graduação e a pós-graduação |
Prograd e Propep |
Ações desenvolvidas na instituição que articulem o ensino de graduação com a pesquisa |
Garantia da oferta de cursos de graduação na modalidade EAD a partir do Edital n° 5/2018 da CAPES, com previsão de ingresso a partir de 2019.2: licenciaturas em Letras Espanhol, Letras Português e Matemática |
Prograd, CIED e PEI |
Efetivação da oferta das turmas dos cursos de Licenciatura em Letras Português, Letras Espanhol e Matemática |
Desenvolvimento de atividades formativas contínuas para os docentes e técnicos envolvidos com cursos EAD, com foco em metodologias ativas e uso de tecnologias da informação e comunicação |
Cied, Prograd, Propep, Progep, NAC, Coordenações de Curso, Direções de UAs, Direções Acadêmicas e Geral dos campi fora de sede |
Plano de formação elaborado e executado |
Regulamentação da EAD de modo que a oferta dos cursos de graduação nesta modalidade seja contínua, com autonomia institucional |
Prograd, Cied, Coordenações de cursos, Direções de UAs e Direções Acadêmicas e Geral dos campi fora de sede |
Marcos regulatórios da EAD formulados e aprovados institucionalmente |
AÇÕES ESTRATÉGICAS – PDI UFAL 2019-2023 DIMENSÃO ENSINO DE GRADUAÇÃO, TÉCNICO E TECNOLÓGICO (Cont.) |
||
AÇÕES PREVISTAS PARA O PERÍODO DE 2019 A 2023 |
SETORES RESPONSÁVEIS |
INDICADORES DE ACOMPANHAMENTO E SITUAÇÃO ESPERADA EM 2023 |
Aumento do acervo bibliográfico com fins de melhoria da qualidade dos cursos nos processos avaliativos internos e externos |
Biblioteca Central, Sinfra, Coordenação de Curso e Direção de UAs, Prograd e Proest |
Compra de acervo bibliográfico e de plataformas digitais |
Realização de ações de difusão e conhecimento dos processos avaliativos institucionais e externos |
Ascom, PEI, Prograd, CPA, NTI e Direções de UAs e Direções Acadêmicas e Geral dos campi fora de sede |
Processos avaliativos implantados com rotinas e fluxos de comunicação em funcionamento nas avaliações institucionais |
Regulamentação da avaliação docente pelo discente como mecanismo de qualificação da ação docente e de melhoria da qualidade do processo de ensino e aprendizagem |
Prograd, CPA, CAA,PEI |
Resolução aprovada no Consuni |
Desenvolvimento de ações em parceria com a CPA e CAA que estimulem os cursos à autoavaliação durante o ciclo trienal de Enade e de estímulo à participação exitosa no exame |
Prograd, CPA, CAA, PEI |
Elevação do conceito Enade dos cursos |
Ampliação das ações de acompanhamento do Enade (formação/informação) |
Prograd, PEI, Coordenações de Curso e Direções de UAs e Direções Acadêmicas e Geral dos campi fora de sede |
Quantitativo de cursos realizados |
Regulamentação das atribuições e ampliação do mandato do coordenador de curso de 2 (dois) para 3 (três) anos (Artigos 25 e 26 do Estatuto da Ufal) em atendimento aos ciclos avaliativos dos cursos via Enade |
Prograd, Coordenações de Cursos e Consuni |
Alteração dos artigos 25 e 26 do Estatuto da Ufal, regulamentando as atribuições e ampliação do mandato do coordenador de curso de 2 (dois) para 3 (três) anos |
Formulação de calendários acadêmicos com ênfase nos períodos de férias discentes e docente em janeiro e cumprimentos de dias letivos |
Prograd e Consuni |
Calendários Aprovados no Consuni |
Ampliação das ações de acolhimento institucional dos calouros, mantendo-as no Calendário Acadêmico. |
Prograd, Proest, ETA, Coordenações de Curso e Direções de UAs e Direções Acadêmicas e Geral dos campi fora de sede |
Manutenção no calendário acadêmico das ações de acolhimento institucional dos calouros e registro de atividades realizadas |
Fomento a ações e cursos de nivelamento para estudantes com defasagens escolares nos cursos de ensino profissional e tecnológico e de graduação |
Prograd, NAC, Proest, ETA, Direções de UAs e Direções Acadêmicas e Geral dos campi fora da sede |
Plano de ação elaborado e cursos de nivelamento em funcionamento |
Promoção de cursos de leitura e escrita para estudantes, prioritariamente matriculados entre o 1º e 3º períodos, de maneira a contribuir na formação acadêmica |
Prograd, Proest e ETA |
Projetos elaborados e em funcionamento com ênfase na melhoria da leitura de escrita dos estudantes dos cursos de ensino profissional e tecnológico e de graduação |
AÇÕES ESTRATÉGICAS – PDI UFAL 2019-2023 DIMENSÃO ENSINO DE GRADUAÇÃO, TÉCNICO E TECNOLÓGICO (Cont.) |
||
AÇÕES PREVISTAS PARA O PERÍODO DE 2019 A 2023 |
SETORES RESPONSÁVEIS |
INDICADORES DE ACOMPANHAMENTO E SITUAÇÃO ESPERADA EM 2023 |
Institucionalização gradativa do atendimento pedagógico nos cursos graduação |
Prograd, Proest e ETA |
Registro das ações de atendimento pedagógico nos cursos de ensino profissional e tecnológico e de graduação |
Ampliação dos mecanismos de divulgação dos Programas como Mobilidade Acadêmica Nacional interna e externa, nacional e internacional |
Prograd, Direções de UAs e Direções Acadêmicas e Geral dos campi fora de sede |
Ações e políticas pedagógicas implementadas com ênfase na melhoria das ações na graduação |
Formulação de política de reconhecimento de créditos e das atividades acadêmicas e científicas realizados por docentes e discentes no exterior ou que promovam ações de internacionalização |
ASI, Prograd, DRCA, Colegiados de Cursos e Propep |
Resolução Aprovada no Consuni |
Criação de Institutos Interdisciplinares e Temáticos para melhorar diálogo com questões sociais prementes e com instituições internacionais |
ASI, Prograd, Propep e Proex |
Política e estruturação dos Institutos Interdisciplinares e Temáticos formulada |
Formulação de política de acolhimento de estudante estrangeiro |
ASI, Prograd e Proex |
Política formulada |
Formulação de política de utilização das TIC para fins de internacionalização |
Cied e ASI |
Política formulada |
Aprimoramento das ações de acompanhamento individual e coletivo dos estudantes PEC-G |
Prograd e Proest |
Ações e políticas pedagógicas implementadas com ênfase na melhoria das ações na graduação |
Dotação gradativa de salas das coordenações de cursos de graduação com mobiliário básico garantindo melhores condições de trabalho conforme levantamento de necessidade (armários, mesa, cadeira, ar-condicionado, computadores, impressora, dentre outros itens) |
Proginst, NTI, Sinfra, Direções de UAs e Direções Acadêmicas e Geral dos campi fora de sede |
Salas de coordenações equipadas conforme disponibilidade orçamentária |
Equipamento gradativo das salas de aula com reposição de quadros, projetor multimídia, birô, cadeira de professor, carteiras escolares, dentre outras necessidades dos estudantes |
Proginst, NTI, Sinfra, ETA, Direções de UAs e Direções Acadêmicas e Geral dos campi fora de sede |
Salas de aulas equipadas conforme disponibilidade orçamentária |
Criação de espaços de convivência para estudantes com acesso à rede wifi |
Proginst, NTI, Sinfra, ETA, Direções de UAs e Direções Acadêmicas e Geral dos campi fora de sede |
Quantidade de espaços de convivência ampliada |
Ampliação de infraestrutura (salas de aula, laboratórios de ensino) para abrigar novos cursos de ensino profissional, tecnológico e de graduação |
Proginst, NTI, Sinfra, ETA, Direções de UAs e Direções Acadêmicas e Geral dos campi fora de sede |
Registro em sistema das salas e laboratório dos cursos de ensino profissional e tecnológico e de graduação |
AÇÕES ESTRATÉGICAS – PDI UFAL 2019-2023 DIMENSÃO ENSINO DE GRADUAÇÃO, TÉCNICO E TECNOLÓGICO (Cont.) |
||
AÇÕES PREVISTAS PARA O PERÍODO DE 2019 A 2023 |
SETORES RESPONSÁVEIS |
INDICADORES DE ACOMPANHAMENTO E SITUAÇÃO ESPERADA EM 2023 |
Elaboração de editais de qualificação docente (doutorado e pós-doutorado) |
Prograd, Proginst e Progep |
Aumento da titulação docente de mestres para doutores |
Elaboração de editais para visitas técnicas, intercâmbios e participação em eventos de técnicos e docentes |
Prograd, Proginst e Progep |
Editais elaborados e registro da ampliação da participação de técnicos e professores em visitas técnicas, intercâmbios e participação em eventos |
Realização de reuniões com periodicidade mensal dos fóruns de colegiados dos cursos de graduação, das licenciaturas, de estágios e da saúde, garantindo-os como espaço assessor das decisões relacionadas à política de ensino de graduação da Ufal |
Prograd, Coordenações de Curso e Direções de UAs e Direções Acadêmicas e Geral dos campi fora de sede |
Sistematização de reuniões mensais nos diferentes fóruns |
Fortalecimento das ações do Proford no âmbito da Ufal com ênfase na formação permanente dos professores, com impacto na melhoria dos cursos de ensino profissional e tecnológico e de graduação |
Prograd, Progep, ETA, Direções de UAs e Direções Acadêmicas e Geral dos campi fora de sede |
Mínimo de 15 formações anuais |
Cursos de formação para coordenadores e novos coordenadores de curso |
Prograd, Proginst e Progep |
Mínimo de 1 curso anual |
Ampliação de cursos de formação para técnicos acerca das normas e sistema acadêmico da Ufal |
Prograd e DRCA |
Registo da ampliação de cursos de formação para técnicos acerca das normas e sistema acadêmico |
Fortalecimento dos Programas Especiais de Formação Pedagógica envolvendo as escolas públicas |
Prograd, Cied e Comfor |
Programas especiais com ações e políticas de formação pedagógica estruturadas |
Instituição da representação da Seduc, Undime e AMA no Fórum das Licenciaturas |
Prograd, Cied e Comfor |
Representação institucional da Seduc, Undime e AMA instituídas no Fórum das Licenciaturas e presença das representações quando necessário |
Promoção de ações formativas em articulação com o Fórum das Licenciaturas e Comfor, com ênfase na qualidade da educação Básica nos três campi, articulados com as secretarias de educação (municipais e estadual) |
Prograd, Proex, Cied, Comfor, Direções de UAs e Direções Acadêmicas e Geral dos campi fora de sede |
1 seminário anual por campus e registro das ações realizadas |
Fortalecimento das ações do Ufal de Portas Abertas com maior articulação entre as escolas públicas e privadas de ensino médio, de modo a aproximar os estudantes das escolas de ensino médio dos cursos de graduação
|
Prograd, Proex, ETA, coordenações de curso e Direções Acadêmicas dos campi fora de sede |
Ações previstas no calendário acadêmico e plano de atividade executado |
Fortalecimento das ações de monitoria através do Seminário de Monitoria da Ufal (Simufal) nos três campi |
Prograd, coordenações de curso e monitoria e Direções Acadêmicas dos campi fora de sede |
Seminários realizados anualmente |
AÇÕES ESTRATÉGICAS – PDI UFAL 2019-2023 DIMENSÃO ENSINO DE GRADUAÇÃO, TÉCNICO E TECNOLÓGICO (Cont.) |
||
AÇÕES PREVISTAS PARA O PERÍODO DE 2019 A 2023 |
SETORES RESPONSÁVEIS |
INDICADORES DE ACOMPANHAMENTO E SITUAÇÃO ESPERADA EM 2023 |
Atualização da normatização interna e aprimoramento dos mecanismos de acompanhamento do Programa de Monitoria |
Prograd, Direções de UAs e Direções Acadêmicas e Geral dos campi fora de sede |
Resolução aprovada pelo Consuni |
Desenvolvimento de ações de fortalecimento dos programas de formação docente na Ufal (Pibid, Residência Pedagógica, dentre outros); |
Prograd, Cied e Comfor |
Programas de formação docente na Ufal (Pibid, Residência Pedagógica, dentre outros) com políticas de formação instituídas por meio de projetos |
Criação do Programa de Educação Tutorial institucional (PET-Ufal) priorizando cursos com maiores índices de evasão, reprovação e retenção |
Prograd e Proginst |
Ações e políticas pedagógicas implementadas com ênfase na melhoria das ações na graduação
|
Ampliação de bolsas acadêmicas (Monitoria, Pet-Ufal, Pibic, entre outras) para os cursos de ensino profissional e tecnológico e graduação conforme disponibilidade orçamentária |
Prograd, Proex, Propep, Proginst e ETA |
Registro da ampliação de bolsas acadêmicas (Monitoria, Pibic, Pet, Ufal e outras), conforme dotação orçamentária |
Atualização da resolução de estágios no âmbito da Ufal |
Prograd e coordenadores de estágios e de cursos |
Resolução aprovada no Consuni |
Ampliação das parcerias, convênios e acordos entre a Ufal, entidades públicas, empresas e outras entidades privadas |
Prograd e Proginst |
Registro das ações de ampliação das parcerias, convênios e acordos entre a Ufal, e entidades públicas, empresas e outras entidades privadas |
Desenvolvimento de ações que garantam nos projetos pedagógicos dos cursos matrizes curriculares, projetos, componentes curriculares que contemplem a inclusão e acessibilidade a pessoas com deficiência na Ufal |
Prograd, Proest, NAC e ETA |
100% dos projetos pedagógicos dos cursos de graduação e de ensino profissional e tecnológico contemplando ações relacionadas à inclusão e à acessibilidade a pessoas com deficiência em suas matrizes curriculares, projetos e componentes curriculares |
Contribuição com o fortalecimento e a expansão do NAC como órgão de apoio, com aporte de estagiário para realização de atividades acadêmicas de estágios obrigatórios e não obrigatórios |
Prograd, Proest, Proginst e NAC |
Registro do aumento da expansão das ações e políticas do NAC |
Elaboração com o NAC de pesquisa e diagnóstico acerca da situação das pessoas com deficiência na Ufal, com vistas a subsidiar a definição de políticas acadêmicas e aprimoramento dos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Graduação. |
Prograd, Proest, NAC, Proginst, Coordenações de Curso e Direções de UAs e Direções Acadêmicas e Geral dos campi fora de sede |
Projeto de pesquisa elaborado e executado |
Desenvolvimento de atividades formativas para os docentes e técnicos com foco na acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiência (Proford) |
Prograd, Proest, Progep, NAC e Coordenações de Curso, Direções de UAs e Direções Acadêmicas e Geral dos campi fora de sede |
Plano de formação elaborado e executado |
AÇÕES ESTRATÉGICAS – PDI UFAL 2019-2023 DIMENSÃO ENSINO DE GRADUAÇÃO, TÉCNICO E TECNOLÓGICO (Cont.) |
||
AÇÕES PREVISTAS PARA O PERÍODO DE 2019 A 2023 |
SETORES RESPONSÁVEIS |
INDICADORES DE ACOMPANHAMENTO E SITUAÇÃO ESPERADA EM 2023 |
Fortalecimento das ações do NAC e NAEs com contratação de mais profissionais e melhoria da infraestrutura, conforme disponibilidade orçamentária da IES
|
Prograd, NAC, NAEs |
Ampliação em 50% da oferta de serviços e contração de servidores |
Desenvolvimento de ações de acompanhamento gradativo dos discentes com dificuldades de aprendizagem nos cursos e disciplinas com elevado índice de reprovação e evasão |
Prograd, NAC e UAs |
Registro dos atendimentos realizados aos estudantes |
Fortalecimento de ações e articulações para promoção de estágios em empresas, instituições públicas e privadas para pessoas com deficiência |
Prograd, Proest e UAs e Direção Acadêmica dos campi fora de sede |
Incremento de ações de parcerias com empresas, instituições públicas e privadas para estudantes com deficiência |
Regulamentação de legislações internas da Ufal sobre o tempo de conclusão de curso das pessoas com deficiência |
Prograd, Proest e NAC |
Resolução Aprovada no Consuni |
Publicação de editais: Segunda Licenciatura e Portadores de Diploma |
Prograd, DRCA, UAs e Direção Acadêmica dos campi fora de sede |
Publicação de dois editais por ano letivo |
Chamadas públicas semestrais para concluintes que não defenderam o TCC |
Prograd, DRCA e Direções de UAs e Direção Acadêmica dos campi fora de sede |
Publicação de dois editais por ano letivo |
Oferta de cursos específicos sobre escrita acadêmica e elaboração de TCC |
Prograd, Proest, ETA, Coordenação de curso, Direções de UAs e Direção Acadêmica dos campi fora de sede |
Oferta de cursos semestrais |
Criação da política de acompanhamento dos egressos (A política institucional garante mecanismo de acompanhamento de egressos, a atualização sistemática de informações a respeito da continuidade na vida acadêmica ou da inserção profissional, estudo comparativo entre a atuação do egresso e a formação recebida, subsidiando ações de melhoria relacionadas às demandas da sociedade e do mundo do trabalho, e promove outras ações reconhecidamente exitosas ou inovadoras) |
Prograd, Proex e Propep |
Resolução Aprovada no Consuni |
Atualização permanente dos dados de evasão, reprovação e retenção pelo GT Dados da Graduação, Evasão e Retenção no Ensino Superior - Ufal |
Prograd, Proginst, Proest, PEI, NTI e colaboradores |
Definição de políticas acadêmicas de monitoramento e acompanhamentos dos estudantes nos cursos |
Desenvolvimento de um modelo estatístico para acompanhamento das ações de graduação (ingresso, evasão, reprovação, etc.) |
Prograd e NTI |
Modelo estatístico para acompanhamento das ações de graduação (ingresso, evasão, reprovação, etc.) consolidado e em funcionamento |
AÇÕES ESTRATÉGICAS – PDI UFAL 2019-2023 DIMENSÃO ENSINO DE GRADUAÇÃO, TÉCNICO E TECNOLÓGICO (Cont.) |
||
AÇÕES PREVISTAS PARA O PERÍODO DE 2019 A 2023 |
SETORES RESPONSÁVEIS |
INDICADORES DE ACOMPANHAMENTO E SITUAÇÃO ESPERADA EM 2023 |
Elaboração de projetos de novos cursos de graduação nos três campi da Universidade |
Prograd, Sinfra, Proginst e Direção de Campi e Unidades Educacionais |
Projetos pedagógicos elaborados e implementados, a depender de dotação orçamentária e de recursos humanos do MEC |
Elaboração do projeto (arquitetônico e político-pedagógico) do campus do Litoral Norte |
Prograd, Sinfra, Proginst e GR |
Projetos pedagógicos elaborados e consolidados, a depender de dotação orçamentária e de recursos humanos do MEC |
Ampliação das vagas e diversificação dos cursos oferecidos pela ETA nas áreas de Teatro (Arte Dramática), Moda, Dança, Canto e Instrumentos Musicais |
Prograd, Sinfra, ETA, Proginst e GR |
Projetos pedagógicos elaborados e implementados, a depender de dotação orçamentária e de recursos humanos do MEC |
Efetivação de melhorias nas condições de implementação do Pnaes |
Proest e NAEs |
Instrumentos de regulação e normatização Sistemas Sipac e Sigaa em funcionamento e efetivo uso. Instrumentos de Monitoramento e avaliação. |
Ampliação do acesso aos restaurantes universitários |
Proest e NAEs |
Aumento do número de comensais e do nível de satisfação do usuário |
Garantia de condições de permanência estudantil e melhoria no desempenho acadêmico com ações nas áreas de apoio pedagógico, inclusão digital, saúde, transporte, cultura, esporte |
Proest, NAEs e Prograd |
Diminuição das taxas de retenção e de evasão de discentes atendidos com programas da assistência estudantil
Aumento do Índice de Rendimento Acadêmico, da Taxa de Sucesso, do Índice de Produtividade Científica de discentes atendidos por programas da assistência estudantil
Aumento da Taxa de Envolvimento de Discentes atendidos por programas de assistência estudantil com a extensão e com a pesquisa
Aumento da produção cultural-artística discente e da participação estudantil em eventos acadêmicos (científicos, culturais e esportivos)
Registro das ações de Apoio às Associações Atléticas Acadêmicas |
AÇÕES ESTRATÉGICAS – PDI UFAL 2019-2023 DIMENSÃO ENSINO DE GRADUAÇÃO, TÉCNICO E TECNOLÓGICO (Cont.) |
||
AÇÕES PREVISTAS PARA O PERÍODO DE 2019 A 2023 |
SETORES RESPONSÁVEIS |
INDICADORES DE ACOMPANHAMENTO E SITUAÇÃO ESPERADA EM 2023 |
Garantia de condições de permanência e aprendizagem de estudantes com deficiência, Transtorno do Espectro Autista e Altas Habilidades/Superdotação |
Proest, Naes, Prograd e Sinfra |
Mapeamento das condições de acessibilidade na Ufal
Plano Diretor de Acessibilidade da Ufal com adequação arquitetônica para acessibilidade nos diversos ambientes (rampa, barra de apoio, corrimão, piso e sinalização tátil, sinalizadores, alargamento de portas e vias, instalação de elevadores, dentre outras)
Ampliação do número de estudantes com Acesso ao Atendimento Educacional Especializado.
Registro de ações de sensibilização ao respeito às diferenças e difusão dos direitos da pessoa com deficiência e com Transtorno do Espectro Autista
Realização de Ações formativas para a comunidade acadêmica no que diz respeito à Educação Especial/Inclusiva
Realização de Ações visando à diminuição e/ou eliminação de barreiras atitudinais, arquitetônicas, comunicacionais, digitais, curriculares e/ou pedagógicas
Indicadores de Desempenho Acadêmico de estudantes com deficiência, Transtorno do Espectro Autista e Altas Habilidades/Superdotação |
Fortalecimento da atuação dos NAEs nos campi fora de sede e ampliação das formas de participação na gestão da assistência estudantil |
Proest, NAEs e Direções dos campi fora de sede |
Indicadores de Desempenho Acadêmico de estudantes matriculados/as nos campi fora de sede |
AÇÕES ESTRATÉGICAS – PDI UFAL 2019-2023 DIMENSÃO ENSINO DE GRADUAÇÃO, TÉCNICO E TECNOLÓGICO (Cont.) |
||
AÇÕES PREVISTAS PARA O PERÍODO DE 2019 A 2023 |
SETORES RESPONSÁVEIS |
INDICADORES DE ACOMPANHAMENTO E SITUAÇÃO ESPERADA EM 2023 |
Ampliação das formas de participação na gestão da assistência estudantil |
Proest e NAEs |
Fórum Estudantil como espaço de participação e controle social na política estudantil
Número de Plenárias Estudantis
Aumento do número de entidades e coletivos estudantis participantes
Publicização no portal institucional da execução orçamentária trimestral do PNAES |
Realização de inventário de toda a infraestrutura da Ufal, visando apresentar o diagnóstico da estrutura existente e identificar a possibilidade de uso dos espaços existentes para apontar as necessidades de futuras expansões dos cursos de graduação, sem necessidade de maiores investimentos em infraestrutura |
Sinfra |
Inventário publicizado |
Ampliação do atendimento de infraestrutura física e manutenção e predial de laboratórios dos cursos de graduação |
Sinfra |
Ampliação do número de laboratórios de ensino atendidos |
Ampliação do atendimento da infraestrutura de acessibilidade da Universidade conforme a NBR 9050 |
Sinfra |
Registro de obras realizadas |
Ampliação do atendimento de infraestrutura física e manutenção e predial de salas de aulas dos cursos de graduação |
Sinfra |
Registro do número e ações realizadas |
Ampliação do quadro de agentes Sinfra para atender demandas de infraestrutura de graduação e pós-graduação |
Sinfra |
Número de agentes Sinfra ampliado |
Elaboração de roteiros facilitadores do uso do Módulo Infraestrutura no Sipac pelos diretores de cursos para atendimento à graduação |
Sinfra |
Módulo elaborado e publicizado |
Ampliação da infraestrutura de permanência discente na Universidade (áreas de convivência, laboratórios de ensino e pesquisa, bibliotecas, etc.) |
Sinfra |
Número de espaços de convivência entregues |
Instituição de modelo de gestão acadêmica dos cursos de graduação, definindo competências, papeis e objetivos |
Prograd e PEI |
Modelo de gestão acadêmica dos cursos implantada |
Atuação na melhoria das instalações de rede e serviços e equipamentos de TIC existentes e a serem adquiridos para salas de aula e laboratórios que compõe o CPC dos cursos de graduação |
Proginst e NTI |
Nota CPC dos cursos aumentada
Registro das instalações realizadas |
AÇÕES ESTRATÉGICAS – PDI UFAL 2019-2023 DIMENSÃO ENSINO DE GRADUAÇÃO, TÉCNICO E TECNOLÓGICO (Cont.) |
||
AÇÕES PREVISTAS PARA O PERÍODO DE 2019 A 2023 |
SETORES RESPONSÁVEIS |
INDICADORES DE ACOMPANHAMENTO E SITUAÇÃO ESPERADA EM 2023 |
Atuação na melhoria dos recursos de informática disponíveis na infraestrutura de permanência discente na Universidade (áreas de convivência, laboratórios de ensino e pesquisa, bibliotecas, etc.) |
Proginst e NTI
|
Censup; Ufal em números
Registro das ações realizadas |
Implantação plena do módulo Graduação no Sigaa |
Prograd e NTI |
Módulo Graduação no Sigaa implantado e em funcionamento |
Implantação, customização e sustentação do módulo Graduação no Sigaa, visando integrar política de distribuição de carga horária docente, política de avaliação docente e alocação de vagas de pessoal docente e técnico administrativo |
Prograd, Progep e NTI |
Estudo e proposta de distribuição da carga horária; número de reuniões efetivas; minuta de resolução submetida ao Consuni |
Atuação na efetivação do Plano de Dados Abertos, tendo como finalidade prioritária conferir maior efetividade aos princípios constitucionais da publicidade, transparência e eficiência, na medida em que afeta a disseminação de dados e informações públicas produzidas pela Universidade, divulgando-as para a sociedade em geral |
Proginst e NTI |
Conjunto de dados disponibilizados na plataforma |
Atuação na melhoria do fornecimento de informações para a plataforma de Serviços Públicos Digitais do governo federal, promovendor ao cidadão informações sobre forma de prestação do serviço (presencial ou digital), bem como endereços e outras formas de contato com a instituição, documentos necessários, emissão de documentos, orientações em geral, entre outros serviços |
Proginst e NTI |
Relatório com a listagem de serviços disponibilizados pela Ufal para atendimento na plataforma https://www.servicos.gov.br/ |
Atuação no aperfeiçoamento da Carta de Serviços da Ufal, tendo por objetivo informar o cidadão sobre os serviços prestados pela instituição, as formas de acesso a esses serviços e os respectivos compromissos e padrões de qualidade de atendimento ao público |
Proginst e NTI |
Conjunto dos serviços disponibilizados pela Ufal |
Construção de matrizes orçamentárias de acordo com indicadores de ensino, pesquisa e extensão |
CPAI/Proginst |
Divulgação de matrizes |
Proposição de políticas institucionais no âmbito da Ufal, observando os objetivos e ações estratégicas do PDI |
CPAI/Proginst |
Resolução aprovada |
Aperfeiçoamento permanentemente da gestão |
CPO/Proginst |
Orçamento executado |
AÇÕES ESTRATÉGICAS – PDI UFAL 2019-2023 DIMENSÃO ENSINO DE GRADUAÇÃO, TÉCNICO E TECNOLÓGICO (Cont.) |
|||
AÇÕES PREVISTAS PARA O PERÍODO DE 2019 A 2023 |
SETORES RESPONSÁVEIS |
INDICADORES DE ACOMPANHAMENTO E SITUAÇÃO ESPERADA EM 2023 |
|
Monitoramento do PDI quanto à execução dos objetivos |
CPAI/Proginst |
Relatório de gestão |
|
Proposição da construção e monitoramento do PDU junto aos campi fora de sede e às UAs, observando os objetivos e ações estabelecidas no PDI |
CPAI/Proginst |
PDU aprovado |
|
Aperfeiçoamento das práticas de governança |
Proginst |
Relatório de gestão |
|
Reestruturação da política de qualificação dos servidores, dando continuidade à oferta de editais de qualificação docente (doutorado e pós-doutorado) |
Progep e Propep |
Número de servidores qualificados/ Número de doutores/ número de bolsas com afastamento |
|
Intensificação de ações de capacitação em apoio à melhoria dos cursos de graduação, incluindo a ampliação da oferta de editais para visitas técnicas, intercâmbios e participação em eventos |
Progep, Prograd e Proginst |
Aumento da periodicidade dos cursos de formação para coordenadores e novos coordenadores de curso
Número de coordenadores participantes/número de cursos ofertados/número de editais |
|
Realização periódica de concursos públicos para manutenção e/ou ampliação do quadro de servidores |
Progep, Prograd, Propep e Diretores de Unidade |
Número de editais, vagas ofertadas, vagas ocupadas, concursos vigentes, banco de professor e técnico |
|
Atualização da política de distribuição de carga horária docente |
Prograd, Propep, Proex, Progep, PEI e CPPD |
Número de reuniões efetivas / Minuta de resolução submetida ao Consuni |
|
Instituição de política de avaliação docente pelos discentes |
Progep e Prograd |
Minuta de resolução submetida ao Consuni |
|
Ampliação de ações de promoção, prevenção de agravos, com ênfase em vigilância em saúde, e bem-estar dos servidores |
Progep e Proginst |
Número de ações realizadas |
|
Instituição de política de alocação de vagas de pessoal docente e técnico administrativo |
Prograd, Propep, Proex, Progep, PEI, CPPD e diretores de unidade |
Estudo e proposta de distribuição da carga horária |
|
Instituição do modelo de gestão acadêmica dos cursos de graduação, definindo competências, papeis e objetivos |
Prograd, Progep e Proginst |
Minuta de resolução submetida ao Consuni |
|
Publicação de editais e de resoluções para concessão de bolsas/auxílios e acesso aos programas da assistência estudantil |
Proest, NAEs, Consuni |
Editais publicados |
|
Regulamentação dos Centros de Inclusão Digital (CID) como órgãos de apoio acadêmico nos campis. |
Proest e Sibi |
Regulamentação aprovada e publicizada |
|
Regulamentação dos Núcleos de Acessibilidade (NAC) como órgãos de apoio acadêmico nos campis. |
Proest e NAC |
Regulamentação aprovada e publicizada |
|
Uso de Sistema informatizado na gestão da assistência estudantil (Módulo Assistência Estudantil, Restaurante universitário e acessibilidade) |
Proest e NTI |
Sistemas Sipac e Sigaa em funcionamento e efetivo uso |
|
AÇÕES ESTRATÉGICAS – PDI UFAL 2019-2023 DIMENSÃO ENSINO DE GRADUAÇÃO, TÉCNICO E TECNOLÓGICO (Cont.) |
|||
AÇÕES PREVISTAS PARA O PERÍODO DE 2019 A 2023 |
SETORES RESPONSÁVEIS |
INDICADORES DE ACOMPANHAMENTO E SITUAÇÃO ESPERADA EM 2023 |
|
Implementação de mecanismos de monitoramento e avaliação do PNAES |
Proest e Proginst |
Instrumentos de monitoramento e avaliação aplicados e resultados publicizados nos relatórios de gestão
Publicização no portal institucional da execução orçamentária trimestral do PNAES |
|
Estruturação do Programa de Apoio e Acompanhamento Pedagógico (PAAPE) |
Proest e Prograd |
Estruturação implementada e resultados do acompanhamento divulgados nos relatórios de gestão |
|
Estruturação do Programa de Atenção Integral à Saúde do/a Estudante (Piase) |
Proest |
Estruturação implementada |
|
Estruturação do Programa de Atividade Física, Esporte e Lazer (Pael) |
Proest |
Estruturação implementada |
|
Estruturação do Programa de Apoio à Produção Artístico Cultural Discente. |
Proest |
Estruturação implementada |
|
Ampliação da oferta de refeições e número de comensais.
|
Proest e NAEs |
Aumento do número de comensais e do nível de satisfação do usuário e resultados divulgados nos relatórios de gestão |
|
Implementação de monitoramento da satisfação dos usuários e avaliação dos impactos sobre a permanência estudantil |
Proest |
Realização da pesquisa de monitoramento de satisfação implementada e resultados publicizados nos relatórios de gestão |
|
Acompanhamento dos indicadores de desempenho acadêmico dos estudantes que participam de programas de assistência estudantil, com vistas a diminuição da taxa de retenção e evasão e aumento do índice de rendimento acadêmico, da taxa de sucesso nos Cursos de Graduação, do índice de produtividade científica, da taxa de envolvimento de discentes com a Extensão, da produção cultural-artística discente. |
Proest, NAEs e Prograd |
Diminuição das taxas de retenção e de evasão de discentes atendidos com programas da assistência estudantil
Aumento do Índice de Rendimento Acadêmico, da Taxa de Sucesso, do Índice de Produtividade Científica de discentes atendidos por programas de assistência estudantil
Aumento da Taxa de Envolvimento de Discentes atendidos por programas de assistência estudantil com a extensão e com a pesquisa
|
|
Estímulo ao desenvolvimento das associações atléticas acadêmicas.
|
Proest |
Registro das ações de apoio às Associações Atléticas Acadêmicas |
|
Estímulo a modalidades de apoio à participação estudantil em eventos acadêmicos (científicos, culturais e esportivos).
|
Proest, Prograd e Propep |
Aumento da produção cultural-artística discente e da participação estudantil em eventos acadêmicos (científicos, culturais e esportivos)
|
|
AÇÕES ESTRATÉGICAS – PDI UFAL 2019-2023 DIMENSÃO ENSINO DE GRADUAÇÃO, TÉCNICO E TECNOLÓGICO (Cont.) |
|||
AÇÕES PREVISTAS PARA O PERÍODO DE 2019 A 2023 |
SETORES RESPONSÁVEIS |
INDICADORES DE ACOMPANHAMENTO E SITUAÇÃO ESPERADA EM 2023 |
|
Estímulo às ações de apoio à institucionalização da política de transporte intermunicipal e mobilidade estudantil |
Proest e diretores dos Campi fora de sede |
Nº de ações desenvolvidas e efetivadas junto aos municípios |
|
Ampliação da adequação arquitetônica para acessibilidade nos diversos ambientes (rampa, barra de apoio, corrimão, piso e sinalização tátil, sinalizadores, alargamento de portas e vias, instalação de elevadores, dentre outras).
|
Proest, Naes, Prograd, Proginst e Sinfra |
Mapeamento das condições de acessibilidade na Ufal
Plano Diretor de Acessibilidade da Ufal com adequação arquitetônica para acessibilidade nos diversos ambientes (rampa, barra de apoio, corrimão, piso e sinalização tátil, sinalizadores, alargamento de portas e vias, instalação de elevadores, dentre outras)
Indicadores de desempenho acadêmico de estudantes com deficiência, transtorno do espectro autista e altas habilidades/superdotação |
|
Acesso ao Atendimento Educacional Especializado aos estudantes com deficiência, transtorno do espectro autista e altas habilidades. |
Proest e NAC |
Ampliação do número de estudantes com acesso ao Atendimento Educacional Especializado |
|
Realização de Ações de sensibilização ao respeito às diferenças e difusão dos direitos da pessoa com deficiência e com Transtorno do Espectro Autista.
|
Proest, NAC e Ascom |
Registro de ações de sensibilização ao respeito às diferenças e difusão dos direitos da pessoa com deficiência e com transtorno do espectro autista
|
|
Realização de Ações formativas para a comunidade acadêmica no que diz respeito à Educação Especial/Inclusiva.
|
Proest, Prograd |
Registro de ações formativas para a comunidade acadêmica no que diz respeito à educação especial/inclusiva
|
|
Realização de Ações visando a diminuição e/ou eliminação de barreiras atitudinais, arquitetônicas, comunicacionais, digitais, curriculares e/ou pedagógicas. |
Proest, NAC e Ascom |
Registro de ações visando à diminuição e/ou eliminação de barreiras atitudinais, arquitetônicas, comunicacionais, digitais, curriculares e/ou pedagógicas |
|
Assegurar condições de implementação de ações nas áreas da política nacional de assistência estudantil nos campi |
Proest |
Indicadores de desempenho acadêmico de estudantes matriculados/as nos campi fora de sede |
|
Fortalecimento da atuação dos NAEs nos campi fora de sede e ampliação das formas de participação na gestão da assistência estudantil |
Proest, NAEs e Direções dos campi fora de sede |
|
|
Institucionalização do Fórum Estudantil como espaço de participação e controle social na política estudantil.
|
Proest e NAEs |
Fórum Estudantil implementado
Registro do número de plenárias estudantis |
|
Realização de Plenárias Estudantis com participação de entidades e coletivos estudantis. |
Proest |
Registro do aumento do número de entidades e coletivos estudantis participantes |
AÇÕES ESTRATÉGICAS – PDI UFAL 2019-2023 DIMENSÃO PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA, INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO |
||
AÇÕES PREVISTAS PARA O PERÍODO DE 2019 A 2023 |
SETORES RESPONSÁVEIS |
SITUAÇÃO ESPERADA EM 2023 |
Visitações periódicas aos PPGs para discutir, implantar e avaliar estratégias de melhoria |
Propep e CPG |
Aumento da nota dos PPGs |
Realização de seminários de bibliometria e produção científica |
Propep, CPG, CPq e Progep |
Aumento da nota dos PPGs |
Participação de consultores externos para avaliar os PPGs e direcionar ações de melhoria |
Propep e CPG |
Aumento da nota dos PPGs |
Assinatura do Clarivate Analytics – InCites |
Propep e Proginst |
Aumento da nota dos PPGs |
Conclusão da regularização dos regimentos dos PPGs |
CPG |
Regularização dos regimentos de todos os PPGs (até o momento, apenas 10 estão com os regimentos regularizados) |
Apoio a publicações de qualidade |
CPq |
Aumento do número de publicações registradas anualmente |
Melhoria da estrutura de suporte ao Serviço de Editoração de Revista Eletrônica (Seer) |
Sibi; NTI |
Divulgação das melhorias implantadas |
Assinatura do Sistema Financiar para melhor elucidação do leito complementar com a informação sobre qual a intencionalidade da assinatura desse sistema https://www.financiar.org.br |
Propep e Proginst |
Termo assinado |
Captação de recursos por meio de projetos institucionais |
CPq |
Registro anual do total de projetos submetidos e de recursos atraídos |
Apoio a iniciativas de captação de recursos de grupos e pesquisadores |
CPq |
Registro anual do total de recursos captados por grupos e pesquisadores |
Ampliação do quadro de servidores técnicos de apoio aos PPGs |
Propep e Progep |
Registro das demandas apresentadas pelos PPGs e aumento do número de novos técnicos concursados lotados nos PPGs |
Tradução de páginas web dos PPGs |
Propep, ASI e Proginst |
Registro da quantidade de páginas traduzidas anualmente |
Inserção de ações de extensão na pós-graduação |
Propep, Proex, PPG |
Ações de extensão registradas na pós-graduação |
Qualificação de propostas de cursos lato sensu |
Propep, CPG |
Propostas submetidas ao Consuni |
Acompanhamento da execução de cursos lato sensu |
Propep, CPG |
Relatório de acompanhamento |
Atualização da resolução de regulamentação dos cursos lato sensu |
Propep, CPG |
Resolução aprovada no Consuni |
Promoção de cursos/capacitações sobre inovação |
Pite e Progep |
Registro de ações promovidas |
Regulamentação e implantação sa política de inovação da Ufal aprovada pelo Consuni |
Pite, Proginst, Fundepes, UAs, DCF |
Resolução aprovada no Consuni |
Construção do portfólio de tecnologias, produtos e serviços da Ufal |
Pite, NTI, UAs |
Portfólio implementado na página web da Ufal |
AÇÕES ESTRATÉGICAS – PDI UFAL 2019-2023 DIMENSÃO PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA, INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO (Cont.) |
||||
AÇÕES PREVISTAS PARA O PERÍODO DE 2019 A 2023 |
SETORES RESPONSÁVEIS |
SITUAÇÃO ESPERADA EM 2023 |
||
Apoio a iniciativas de captação de recursos de grupos e pesquisadores |
Pite, Progep, Gestão Central |
Garantia da atuação de pelo menos dois servidores, um da área do direito de propriedade intelectual e outro da área de transferência de tecnologia |
||
Promoção de cursos/capacitações sobre temas que incentivam o empreendedorismo em todos os campi da Ufal |
Pite, Progep, Gestão Central |
Registro dos cursos realizados |
||
Regularização da Incubal como incubadora de empresas de base tecnológica de Alagoas na Ufal |
Pite, Gestão central |
Documento de registro |
||
Criação de documento de reconhecimento de outras incubadoras, além da Incubal, sediadas na Ufal |
Pite, Gestão Central |
Regimento aprovado no Consuni |
||
Garantia de espaços físicos para empresas pré-incubadas e incubadas nos campi que possuem incubadoras |
Pite, Gestão Central, Sinfra |
Espaços físicos estruturados |
||
Lançamento do Edital de Incubação de Empresas na Incubal |
Pite, Gestão Central, Sinfra |
Edital publicado |
||
Ampliação do quadro de servidores técnicos para apoio às empresas incubadas na Incubal |
Pite, Progep, Gestão Central |
Garantia da atuação de pelo menos dois servidores, um da área de gestão de negócios e outro especialista em captação de recursos |
||
Aumento do número de bolsas Pibic junto ao CNPq, à Fapeal e bolsas próprias da Ufal |
Propep, CNPq, Fapeal |
Aumento da série histórica do número de bolsas |
||
Revisão dos critérios de distribuição de bolsas Pibic |
Propep e CPq |
Edital publicado com novos critérios |
||
Implantação do sistema de bolsas Pibic/Pibiti pelo Sigaa |
CPq e NTI |
Sistema implantado |
||
Cadastro no Sigaa de voluntários Pibic/Pibiti e emitissão de certificação |
CPq e NTI |
Voluntários cadastrados |
||
Participação na construção de editais de contratação de docentes para atrair pesquisadores produtivos |
Propep, Prograd e Progep |
Edital publicado |
||
Capacitação em fluxos acadêmicos dos parceiros prioritários a fim de garantir familiaridade dos servidores com os trâmites dos parceiros prioritários e apresentar os nossos |
Progep, Propep, Cied e ASI |
Registro da quantidade de capacitações realizadas |
||
Formulação de política de acolhimento de docente e pesquisador estrangeiros a fim de estabelecer protocolo corrente para o procedimento de recepção de pesquisador ou docente estrangeiro, institucionalizando o fluxo e despersonalizando a ação |
Propep e ASI |
Política formulada |
||
Formulação de política de reconhecimento de créditos e de atividades acadêmicas e científicas realizados por docentes e discentes no exterior ou em ações de internacionalização |
Propep, Prograd, DRCA, colegiados de cursos e ASI |
Política formulada |
||
Criação de Institutos Interdisciplinares e Temáticos para melhorar diálogo com questões sociais prementes e com instituições internacionais |
Propep, Prograd, Proex e ASI |
Institutos criados |
||
Incentivo e capacitação de pesquisadores e extensionistas para a apresentação de projetos em parceria com a fundação de apoio vinculada à Ufal |
Propep, Proginst e Proex |
Quantitativo de projetos aprovados |
||
AÇÕES ESTRATÉGICAS – PDI UFAL 2019-2023 DIMENSÃO EXTENSÃO |
||||
AÇÕES PREVISTAS PARA O PERÍODO DE 2019 A 2023 |
SETORES RESPONSÁVEIS |
SITUAÇÃO ESPERADA EM 2023 |
||
Estímulo à ampliação de ações, projetos, eventos, cursos, programas, produtos e outras atividades de extensão |
Proex, UAs, campi, Unidades Educacionais, cursos de graduação, Polos EAD |
Alcance das metas definidas para a extensão no PDI |
||
Inclusão de temáticas e alcance de público caracterizado como população vulnerável em ações de extensão |
Proex, UAs, campi, Unidades Educacionais, cursos de graduação, Polos EAD |
Ampliação da TIVEx
Registro das ações no Sigaa |
||
Estritamento de laços com escolas públicas por via de ações de extensão |
Proex, UAs, campi, Unidades Educacionais, cursos de graduação, Polos EAD |
Rgistro de ações de extensão dirigidas às escolas públicas |
||
Estímulo a ações em municípios ainda não cobertos por atividades de extensão |
PROEX Unidades Acadêmicas, Campi, Unidades Educacionais, Pólos EAD. |
102 municípios atendidos por ações extensionistas |
||
Ampliar em 322 o número de ações de extensão vinculadas a grupos devidamente cadastrados no CNPq |
PROEX Unidades Acadêmicas, Campi, Unidades Educacionais, Pólos EAD. |
Articulação extensão – pesquisa. |
||
Incentivo à realização de ações de extensão por parte de grupos de pesquisa, ressaltando a necessidade de indicação de vinculação dessas ações a grupos de pesquisa cadastrados no CNPq |
Proex, Propep, CPq, comissões de extensão |
Elaboração de instrução normativa
Melhoria dos indicadores de extensão
Ampliação do impacto social das pesquisas |
||
Incremento de ações nos equipamentos culturais |
Proex/CAC/Equipamentos Culturais, UAs, campi, Unidades Educacionais, Polos EAD |
Aumento da oferta de ações culturais para a comunidade
Aumento do público |
||
Ampliação de participantes institucionais em atividades de extensão (técnicos, docentes, estudantes, profissionais externos) |
Proex/CAC/Equipamentos Culturais, UAs, campi, Unidades Educacionais, Polos EAD |
Aumento do envolvimento da comunidade universitária e de profissionais externos na extensão |
||
Elaboração de quatro novas instruções normativas de forma a atender as diretrizes para a extensão na Ufal
|
Proex, UAs, Unidades Educacionais e campi |
Intruções normativas elaboradas |
||
Aprovação de três resoluções que valorizem a extensão em diferentes instrumentos avaliativos do trabalho na Universidade |
Progep, Proex, Comitê Assessor de Extensão, Prograd e Propep
|
Resoluções aprovadas pelo Consuni |
AÇÕES ESTRATÉGICAS – PDI UFAL 2019-2023 DIMENSÃO EXTENSÃO |
||
AÇÕES PREVISTAS PARA O PERÍODO DE 2019 A 2023 |
SETORES RESPONSÁVEIS |
SITUAÇÃO ESPERADA EM 2023 |
Estímulo à ampliação de ações, projetos, eventos, cursos, programas, produtos e outras atividades de extensão |
Proex, UAs, campi, Unidades Educacionais, cursos de graduação, Polos EAD |
Alcance das metas definidas para a extensão no PDI |
Inclusão de temáticas e alcance de público caracterizado como população vulnerável em ações de extensão |
Proex, UAs, campi, Unidades Educacionais, cursos de graduação, Polos EAD |
Ampliação da TIVEx
Registro das ações no Sigaa |
Estritamento de laços com escolas públicas por via de ações de extensão |
Proex, UAs, campi, Unidades Educacionais, cursos de graduação, Polos EAD |
Rgistro de ações de extensão dirigidas às escolas públicas |
Estímulo a ações em municípios ainda não cobertos por atividades de extensão |
PROEX Unidades Acadêmicas, Campi, Unidades Educacionais, Pólos EAD. |
102 municípios atendidos por ações extensionistas |
Ampliar em 322 o número de ações de extensão vinculadas a grupos devidamente cadastrados no CNPq |
PROEX Unidades Acadêmicas, Campi, Unidades Educacionais, Pólos EAD. |
Articulação extensão – pesquisa. |
Incentivo à realização de ações de extensão por parte de grupos de pesquisa, ressaltando a necessidade de indicação de vinculação dessas ações a grupos de pesquisa cadastrados no CNPq |
Proex, Propep, CPq, comissões de extensão |
Elaboração de instrução normativa
Melhoria dos indicadores de extensão
Ampliação do impacto social das pesquisas |
Incremento de ações nos equipamentos culturais |
Proex/CAC/Equipamentos Culturais, UAs, campi, Unidades Educacionais, Polos EAD |
Aumento da oferta de ações culturais para a comunidade
Aumento do público |
Ampliação de participantes institucionais em atividades de extensão (técnicos, docentes, estudantes, profissionais externos) |
Proex/CAC/Equipamentos Culturais, UAs, campi, Unidades Educacionais, Polos EAD |
Aumento do envolvimento da comunidade universitária e de profissionais externos na extensão |
Elaboração de quatro novas instruções normativas de forma a atender as diretrizes para a extensão na Ufal
|
Proex, UAs, Unidades Educacionais e campi |
Intruções normativas elaboradas |
Aprovação de três resoluções que valorizem a extensão em diferentes instrumentos avaliativos do trabalho na Universidade |
Progep, Proex, Comitê Assessor de Extensão, Prograd e Propep
|
Resoluções aprovadas pelo Consuni |
AÇÕES ESTRATÉGICAS – PDI UFAL 2019-2023 DIMENSÃO EXTENSÃO (Cont.) |
||
AÇÕES PREVISTAS PARA O PERÍODO DE 2019 A 2023 |
SETORES RESPONSÁVEIS |
SITUAÇÃO ESPERADA EM 2023 |
Elaboração de duas instruções normativas para ampliação da representação da sociedade na IES |
Proex, Comitê Assessor de Extensão, campi e Unidades Educacionais |
Aumento da representação da sociedade na IES |
Definição de política de financiamento da extensão na Ufal |
Proex, Proginste Propep |
Resolução de política para o financiamento da extensão na Ufal aprovada pelo Consuni |
Realização de evento sobre a inserção da extensão como componente curricular obrigatório nos cursos de graduação da Ufal |
Proex, Comitê Assessor de Extensão, UAs, campi e Unidades Educacionais |
Evento realizado |
Aperfeiçoamento de editais de extensão prevendo o alcance de atividades que envolvam grupos sociais vulneráveis, temáticas específicas (Direitos Humanos, prevenção à violência, questões étnico-raciais, por exemplo) e valorizando aspectos acadêmicos como vinculação com grupo de pesquisa, participação de técnicos nas atividades, associação com movimentos e entidades sociais |
Proex, Comitê Assessor de Extensão, UAs, campi e Unidades Educacionais |
Editais aperfeiçoados |
Ampliação da variedade de mídias e número de matérias, textos, vídeos, comunicações, postagens em geral para redes sociais, site da Ufal, páginas dos equipamentos culturais sobre ações de extensão cadastradas no Sigaa |
Proex, Comitê Assessor de Extensão, UAs, campi, Unidades Educacionais e Ascom |
Democratização da informação sobre a extensão |
Elaboração de instruções normativas que tratem da implementação dos comitês locais de extensão nas UAs, campi e Unidades Educacionais, ressaltando o papel das coordenações de extensão; da Resolução n° 4/2018; da criação do Conselho Popular Universitário como parte do disposto na Resolução n° 65/2014 e da institucionalização e consolidação de indicadores de extensão da Ufal |
Proex, Comitê Assessor de Extensão |
Instruções normativas elaboradas |
Aperfeiçoamento dos registros de atividades extensionistas, incluindo a continuidade da digitalização de projetos e relatórios, visando à disponibilização periódica dos mesmos para os interessados e para que as UAs/campi/Unidades Educacionais possam realizar avaliações, balanços e planejamentos, além de ter os dados para alimentar suas páginas. |
Proex, NTI, UAs, campi, Unidades Educacionais |
Divulgação sistemática de projetos e relatórios |