Ações estratégicas

AÇÕES ESTRATÉGICAS – PDI UFAL 2019-2023

DIMENSÃO ENSINO DE GRADUAÇÃO, TÉCNICO E TECNOLÓGICO

AÇÕES PREVISTAS PARA O PERÍODO DE 2019 A 2023

SETORES RESPONSÁVEIS

INDICADORES DE ACOMPANHAMENTO E SITUAÇÃO ESPERADA EM 2023

Fortalecimento das ações de monitoramento e supervisão dos cursos com conceito preliminar insatisfatório

Prograd, PEI, Sinfra, NTI, UAs, Sibi, CPA, Direções de UAs e Direções Acadêmicas e Geral dos campi fora da sede

Todos os cursos com conceitos satisfatórios

Reformulação dos projetos pedagógicos dos cursos de ensino profissional e tecnológico da ETA e de ensino de graduação (bacharelados)

Prograd, coordenações de curso da ETA e coordenações dos cursos de graduação

100% dos projetos pedagógicos dos cursos de ensino profissional e tecnológico da ETA e de ensino de graduação (bacharelados) reformulados

Regulamentação de aproveitamento de componentes curriculares intercursos e campi

Prograd, DRCA e Coordenações de Cursos

Registro da regulamentação de aproveitamento de componentes curriculares intercursos e campi

Curricularização da extensão nos PPCs dos cursos de graduação da Ufal (com previsão de dotação orçamentária) com valorização da diversidade, do meio ambiente, da memória cultural, da produção artística e do patrimônio cultural, e em ações afirmativas de defesa e promoção dos direitos humanos e da igualdade étnico-racial

Prograd, Proex, ETA e Proginst

100% dos projetos de cursos de ensino profissional e tecnológico e de enino de graduação curricularizados

Publicação de editais com destinação de recursos para ações extensionistas em prol da qualidade socialmente referenciada

Prograd, Proex e Proginst

Definição na matriz orçamentária de destinação de recursos para curricularização das ações de extensão conforme dotação liberada pelo MEC

Desenvolvimento de ações de articulação entre a graduação e a pós-graduação

Prograd e Propep

Ações desenvolvidas na instituição que articulem o ensino de graduação com a pesquisa

Garantia da oferta de cursos de graduação na modalidade EAD a partir do Edital n° 5/2018 da CAPES, com previsão de ingresso a partir de 2019.2: licenciaturas em Letras Espanhol, Letras Português e Matemática

Prograd, CIED e PEI

Efetivação da oferta das turmas dos cursos de Licenciatura em Letras Português, Letras Espanhol e Matemática

Desenvolvimento de atividades formativas contínuas para os docentes e técnicos envolvidos com cursos EAD, com foco em metodologias ativas e uso de tecnologias da informação e comunicação

Cied, Prograd, Propep, Progep, NAC, Coordenações de Curso, Direções de UAs, Direções Acadêmicas e Geral dos campi fora de sede

Plano de formação elaborado e executado

Regulamentação da EAD de modo que a oferta dos cursos de graduação nesta modalidade seja contínua, com autonomia institucional

Prograd, Cied, Coordenações de cursos, Direções de UAs e Direções Acadêmicas e Geral dos campi fora de sede

Marcos regulatórios da EAD formulados e aprovados institucionalmente

AÇÕES ESTRATÉGICAS – PDI UFAL 2019-2023

DIMENSÃO ENSINO DE GRADUAÇÃO, TÉCNICO E TECNOLÓGICO (Cont.)

AÇÕES PREVISTAS PARA O PERÍODO DE 2019 A 2023

SETORES RESPONSÁVEIS

INDICADORES DE ACOMPANHAMENTO E SITUAÇÃO ESPERADA EM 2023

Aumento do acervo bibliográfico com fins de melhoria da qualidade dos cursos nos processos avaliativos internos e externos

Biblioteca Central, Sinfra, Coordenação de Curso e Direção de UAs, Prograd e Proest

Compra de acervo bibliográfico e de plataformas digitais

Realização de ações de difusão e conhecimento dos processos avaliativos institucionais e externos

Ascom, PEI, Prograd, CPA, NTI e Direções de UAs e Direções Acadêmicas e Geral dos campi fora de sede

Processos avaliativos implantados com rotinas e fluxos de comunicação em funcionamento nas avaliações institucionais

Regulamentação da avaliação docente pelo discente como mecanismo de qualificação da ação docente e de melhoria da qualidade do processo de ensino e aprendizagem

Prograd, CPA, CAA,PEI

Resolução aprovada no Consuni

Desenvolvimento de ações em parceria com a CPA e CAA que estimulem os cursos à autoavaliação durante o ciclo trienal de Enade e de estímulo à participação exitosa no exame

Prograd, CPA, CAA, PEI

Elevação do conceito Enade dos cursos

Ampliação das ações de acompanhamento do Enade (formação/informação)

Prograd, PEI, Coordenações de Curso e Direções de UAs e Direções Acadêmicas e Geral dos campi fora de sede

Quantitativo de cursos realizados

Regulamentação das atribuições e ampliação do mandato do coordenador de curso de 2 (dois) para 3 (três) anos (Artigos 25 e 26 do Estatuto da Ufal) em atendimento aos ciclos avaliativos dos cursos via Enade

Prograd, Coordenações de Cursos e Consuni

Alteração dos artigos 25 e 26 do Estatuto da Ufal, regulamentando as atribuições e ampliação do mandato do coordenador de curso de 2 (dois) para 3 (três) anos

Formulação de calendários acadêmicos com ênfase nos períodos de férias discentes e docente em janeiro e cumprimentos de dias letivos

Prograd e Consuni

Calendários Aprovados no Consuni

 Ampliação das ações de acolhimento institucional dos calouros, mantendo-as no Calendário Acadêmico.

Prograd, Proest, ETA, Coordenações de Curso e Direções de UAs e Direções Acadêmicas e Geral dos campi fora de sede

Manutenção no calendário acadêmico das ações de acolhimento institucional dos calouros e registro de atividades realizadas

Fomento a ações e cursos de nivelamento para estudantes com defasagens escolares nos cursos de ensino profissional e tecnológico e de graduação

Prograd, NAC, Proest, ETA, Direções de UAs e Direções Acadêmicas e Geral dos campi fora da sede

Plano de ação elaborado e cursos de nivelamento em funcionamento

Promoção de cursos de leitura e escrita para estudantes, prioritariamente matriculados entre o 1º e 3º períodos, de maneira a contribuir na formação acadêmica 

Prograd, Proest e ETA

Projetos elaborados e em funcionamento com ênfase na melhoria da leitura de escrita dos estudantes dos cursos de ensino profissional e tecnológico e de graduação

AÇÕES ESTRATÉGICAS – PDI UFAL 2019-2023

DIMENSÃO ENSINO DE GRADUAÇÃO, TÉCNICO E TECNOLÓGICO (Cont.)

AÇÕES PREVISTAS PARA O PERÍODO DE 2019 A 2023

SETORES RESPONSÁVEIS

INDICADORES DE ACOMPANHAMENTO E SITUAÇÃO ESPERADA EM 2023

 Institucionalização gradativa do atendimento pedagógico nos cursos graduação

Prograd, Proest e ETA

Registro das ações de atendimento pedagógico nos cursos de ensino profissional e tecnológico e de graduação

Ampliação dos mecanismos de divulgação dos Programas como Mobilidade Acadêmica Nacional interna e externa, nacional e internacional

Prograd, Direções de UAs e Direções Acadêmicas e Geral dos campi fora de sede

Ações e políticas pedagógicas implementadas com ênfase na melhoria das ações na graduação

Formulação de política de reconhecimento de créditos e das atividades acadêmicas e científicas realizados por docentes e discentes no exterior ou que promovam ações de internacionalização

ASI, Prograd, DRCA, Colegiados de Cursos e Propep

Resolução Aprovada no Consuni

Criação de Institutos Interdisciplinares e Temáticos para melhorar diálogo com questões sociais prementes e com instituições internacionais

ASI, Prograd,

Propep e

Proex

Política e estruturação dos Institutos Interdisciplinares e Temáticos formulada

Formulação de política de acolhimento de estudante estrangeiro

ASI, Prograd e Proex

Política formulada

Formulação de política de utilização das TIC para fins de internacionalização

Cied e ASI

Política formulada

Aprimoramento das ações de acompanhamento individual e coletivo dos estudantes PEC-G

Prograd e Proest

Ações e políticas pedagógicas implementadas com ênfase na melhoria das ações na graduação 

Dotação gradativa de salas das coordenações de cursos de graduação com mobiliário básico garantindo melhores condições de trabalho conforme levantamento de necessidade (armários, mesa, cadeira, ar-condicionado, computadores, impressora, dentre outros itens)

Proginst, NTI, Sinfra, Direções de UAs e Direções Acadêmicas e Geral dos campi fora de sede

Salas de coordenações equipadas conforme disponibilidade orçamentária

Equipamento gradativo das salas de aula com reposição de quadros, projetor multimídia, birô, cadeira de professor, carteiras escolares, dentre outras necessidades dos estudantes

Proginst, NTI, Sinfra, ETA, Direções de UAs e Direções Acadêmicas e Geral dos campi fora de sede

Salas de aulas equipadas conforme disponibilidade orçamentária

Criação de espaços de convivência para estudantes com acesso à rede wifi

Proginst, NTI, Sinfra, ETA, Direções de UAs e Direções Acadêmicas e Geral dos campi fora de sede

Quantidade de espaços de convivência ampliada

Ampliação de infraestrutura (salas de aula, laboratórios de ensino) para abrigar novos cursos de ensino profissional, tecnológico e de graduação

Proginst, NTI, Sinfra, ETA, Direções de UAs e Direções Acadêmicas e Geral dos campi fora de sede

Registro em sistema das salas e laboratório dos cursos de ensino profissional e tecnológico e de graduação

AÇÕES ESTRATÉGICAS – PDI UFAL 2019-2023

DIMENSÃO ENSINO DE GRADUAÇÃO, TÉCNICO E TECNOLÓGICO (Cont.)

AÇÕES PREVISTAS PARA O PERÍODO DE 2019 A 2023

SETORES RESPONSÁVEIS

INDICADORES DE ACOMPANHAMENTO E SITUAÇÃO ESPERADA EM 2023

Elaboração de editais de qualificação docente (doutorado e pós-doutorado)

Prograd, Proginst e Progep

Aumento da titulação docente de mestres para doutores

Elaboração de editais para visitas técnicas, intercâmbios e participação em eventos de técnicos e docentes

Prograd, Proginst e Progep

Editais elaborados e registro da ampliação da participação de técnicos e professores em visitas técnicas, intercâmbios e participação em eventos

Realização de reuniões com periodicidade mensal dos fóruns de colegiados dos cursos de graduação, das licenciaturas, de estágios e da saúde, garantindo-os como espaço assessor das decisões relacionadas à política de ensino de graduação da Ufal

Prograd, Coordenações de Curso e Direções de UAs e Direções Acadêmicas e Geral dos campi fora de sede

Sistematização de reuniões mensais nos diferentes fóruns

Fortalecimento das ações do Proford no âmbito da Ufal com ênfase na formação permanente dos professores, com impacto na melhoria dos cursos de ensino profissional e tecnológico e de graduação

Prograd, Progep, ETA, Direções de UAs e Direções Acadêmicas e Geral dos campi fora de sede

Mínimo de 15 formações anuais

Cursos de formação para coordenadores e novos coordenadores de curso

Prograd, Proginst e Progep

Mínimo de 1 curso anual

 Ampliação de cursos de formação para técnicos acerca das normas e sistema acadêmico da Ufal

Prograd e DRCA

Registo da ampliação de cursos de formação para técnicos acerca das normas e sistema acadêmico

Fortalecimento dos Programas Especiais de Formação Pedagógica envolvendo as escolas públicas

Prograd, Cied e Comfor

Programas especiais com ações e políticas de formação pedagógica estruturadas

Instituição da representação da Seduc, Undime e AMA no Fórum das Licenciaturas

Prograd, Cied e Comfor

Representação institucional da Seduc, Undime e AMA instituídas no Fórum das Licenciaturas e presença das representações quando necessário

Promoção de ações formativas em articulação com o Fórum das Licenciaturas e Comfor, com ênfase na qualidade da educação Básica nos três campi, articulados com as secretarias de educação (municipais e estadual)

Prograd, Proex, Cied, Comfor, Direções de UAs e Direções Acadêmicas e Geral dos campi fora de sede

1 seminário anual por campus e registro das ações realizadas

Fortalecimento das ações do Ufal de Portas Abertas com maior articulação entre as escolas públicas e privadas de ensino médio, de modo a aproximar os estudantes das escolas de ensino médio dos cursos de graduação

 

 

Prograd, Proex, ETA, coordenações de curso e Direções Acadêmicas dos campi fora de sede

Ações previstas no calendário acadêmico e plano de atividade executado

Fortalecimento das ações de monitoria através do Seminário de Monitoria da Ufal (Simufal) nos três campi

Prograd, coordenações de curso e monitoria e Direções Acadêmicas dos campi fora de sede

Seminários realizados anualmente

AÇÕES ESTRATÉGICAS – PDI UFAL 2019-2023

DIMENSÃO ENSINO DE GRADUAÇÃO, TÉCNICO E TECNOLÓGICO (Cont.)

AÇÕES PREVISTAS PARA O PERÍODO DE 2019 A 2023

SETORES RESPONSÁVEIS

INDICADORES DE ACOMPANHAMENTO E SITUAÇÃO ESPERADA EM 2023

Atualização da normatização interna e aprimoramento dos mecanismos de acompanhamento do Programa de Monitoria

Prograd, Direções de UAs e Direções Acadêmicas e Geral dos campi fora de sede

Resolução aprovada pelo Consuni

Desenvolvimento de ações de fortalecimento dos programas de formação docente na Ufal (Pibid, Residência Pedagógica, dentre outros);

Prograd, Cied e Comfor

Programas de formação docente na Ufal (Pibid, Residência Pedagógica, dentre outros) com políticas de formação instituídas por meio de projetos

Criação do Programa de Educação Tutorial institucional (PET-Ufal) priorizando cursos com maiores índices de evasão, reprovação e retenção

Prograd e Proginst

Ações e políticas pedagógicas implementadas com ênfase na melhoria das ações na graduação 

 

Ampliação de bolsas acadêmicas (Monitoria, Pet-Ufal, Pibic, entre outras) para os cursos de ensino profissional e tecnológico e graduação conforme disponibilidade orçamentária

Prograd, Proex, Propep, Proginst e ETA

Registro da ampliação de bolsas acadêmicas (Monitoria, Pibic, Pet, Ufal e outras), conforme dotação orçamentária

Atualização da resolução de estágios no âmbito da Ufal

Prograd e coordenadores de estágios e de cursos

Resolução aprovada no Consuni

Ampliação das parcerias, convênios e acordos entre a Ufal, entidades públicas, empresas e outras entidades privadas

Prograd e Proginst

Registro das ações de ampliação das parcerias, convênios e acordos entre a Ufal, e entidades públicas, empresas e outras entidades privadas

Desenvolvimento de ações que garantam nos projetos pedagógicos dos cursos matrizes curriculares, projetos, componentes curriculares que contemplem a inclusão e acessibilidade a pessoas com deficiência na Ufal

Prograd, Proest, NAC e ETA

100% dos projetos pedagógicos dos cursos de graduação e de ensino profissional e tecnológico contemplando ações relacionadas à inclusão e à acessibilidade a pessoas com deficiência em suas matrizes curriculares, projetos e componentes curriculares

Contribuição com o fortalecimento e a expansão do NAC como órgão de apoio, com aporte de estagiário para realização de atividades acadêmicas de estágios obrigatórios e não obrigatórios

Prograd, Proest, Proginst e NAC

Registro do aumento da expansão das ações e políticas do NAC

Elaboração com o NAC de pesquisa e diagnóstico acerca da situação das pessoas com deficiência na Ufal, com vistas a subsidiar a definição de políticas acadêmicas e aprimoramento dos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Graduação.

Prograd, Proest, NAC, Proginst, Coordenações de Curso e Direções de UAs e Direções Acadêmicas e Geral dos campi fora de sede

Projeto de pesquisa elaborado e executado

Desenvolvimento de atividades formativas para os docentes e técnicos com foco na acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiência (Proford)

Prograd, Proest, Progep, NAC e Coordenações de Curso, Direções de UAs e Direções Acadêmicas e Geral dos campi fora de sede

Plano de formação elaborado e executado

AÇÕES ESTRATÉGICAS – PDI UFAL 2019-2023

DIMENSÃO ENSINO DE GRADUAÇÃO, TÉCNICO E TECNOLÓGICO (Cont.)

AÇÕES PREVISTAS PARA O PERÍODO DE 2019 A 2023

SETORES RESPONSÁVEIS

INDICADORES DE ACOMPANHAMENTO E SITUAÇÃO ESPERADA EM 2023

Fortalecimento das ações do NAC e NAEs com contratação de mais profissionais e melhoria da infraestrutura, conforme disponibilidade orçamentária da IES

 

Prograd, NAC, NAEs

Ampliação em 50% da oferta de serviços e contração de servidores

Desenvolvimento de ações de acompanhamento gradativo dos discentes com dificuldades de aprendizagem nos cursos e disciplinas com elevado índice de reprovação e evasão

Prograd, NAC e UAs

Registro dos atendimentos realizados aos estudantes

Fortalecimento de ações e articulações para promoção de estágios em empresas, instituições públicas e privadas para pessoas com deficiência

Prograd, Proest e UAs e Direção Acadêmica dos campi fora de sede

Incremento de ações de parcerias com empresas, instituições públicas e privadas para estudantes com deficiência

Regulamentação de legislações internas da Ufal sobre o tempo de conclusão de curso das pessoas com deficiência

Prograd, Proest e NAC

Resolução Aprovada no Consuni

Publicação de editais: Segunda Licenciatura e Portadores de Diploma

Prograd, DRCA, UAs e Direção Acadêmica dos campi fora de sede

Publicação de dois editais por ano letivo

Chamadas públicas semestrais para concluintes que não defenderam o TCC

Prograd, DRCA e Direções de UAs e Direção Acadêmica dos campi fora de sede

Publicação de dois editais por ano letivo

 Oferta de cursos específicos sobre escrita acadêmica e elaboração de TCC

Prograd, Proest, ETA, Coordenação de curso, Direções de UAs e Direção Acadêmica dos campi fora de sede

Oferta de cursos semestrais

Criação da política de acompanhamento dos egressos (A política institucional garante mecanismo de acompanhamento de egressos, a atualização sistemática de informações a respeito da continuidade na vida acadêmica ou da inserção profissional, estudo comparativo entre a atuação do egresso e a formação recebida, subsidiando ações de melhoria relacionadas às demandas da sociedade e do mundo do trabalho, e promove outras ações reconhecidamente exitosas ou inovadoras)

Prograd, Proex e Propep

Resolução Aprovada no Consuni

Atualização permanente dos dados de evasão, reprovação e retenção pelo GT Dados da Graduação, Evasão e Retenção no Ensino Superior - Ufal

Prograd, Proginst, Proest, PEI, NTI e colaboradores

Definição de políticas acadêmicas de monitoramento e acompanhamentos dos estudantes nos cursos

Desenvolvimento de um modelo estatístico para acompanhamento das ações de graduação (ingresso, evasão, reprovação, etc.)

Prograd e NTI

Modelo estatístico para acompanhamento das ações de graduação (ingresso, evasão, reprovação, etc.) consolidado e em funcionamento

AÇÕES ESTRATÉGICAS – PDI UFAL 2019-2023

DIMENSÃO ENSINO DE GRADUAÇÃO, TÉCNICO E TECNOLÓGICO (Cont.)

AÇÕES PREVISTAS PARA O PERÍODO DE 2019 A 2023

SETORES RESPONSÁVEIS

INDICADORES DE ACOMPANHAMENTO E SITUAÇÃO ESPERADA EM 2023

Elaboração de projetos de novos cursos de graduação nos três campi da Universidade

Prograd, Sinfra, Proginst e Direção de Campi e Unidades Educacionais

Projetos pedagógicos elaborados e implementados, a depender de dotação orçamentária e de recursos humanos do MEC

Elaboração do projeto (arquitetônico e político-pedagógico) do campus do Litoral Norte

Prograd, Sinfra, Proginst e GR

Projetos pedagógicos elaborados e consolidados, a depender de dotação orçamentária e de recursos humanos do MEC

Ampliação das vagas e diversificação dos cursos oferecidos pela ETA nas áreas de Teatro (Arte Dramática), Moda, Dança, Canto e Instrumentos Musicais

Prograd, Sinfra, ETA, Proginst e GR

Projetos pedagógicos elaborados e implementados, a depender de dotação orçamentária e de recursos humanos do MEC

Efetivação de melhorias nas condições de implementação do Pnaes

Proest e NAEs

Instrumentos de regulação e normatização

Sistemas Sipac e Sigaa em funcionamento e efetivo uso. Instrumentos de Monitoramento e avaliação.

Ampliação do acesso aos restaurantes universitários

Proest e NAEs

Aumento do número de comensais e do nível de satisfação do usuário

Garantia de condições de permanência estudantil e melhoria no desempenho acadêmico com ações nas áreas de apoio pedagógico, inclusão digital, saúde, transporte, cultura, esporte

Proest, NAEs e Prograd

Diminuição das taxas de retenção e de evasão de discentes atendidos com programas da assistência estudantil

 

Aumento do Índice de Rendimento Acadêmico, da Taxa de Sucesso, do Índice de Produtividade Científica de discentes atendidos por programas da assistência estudantil

 

Aumento da Taxa de Envolvimento de Discentes atendidos por programas de assistência estudantil com a extensão e com a pesquisa

 

Aumento da produção cultural-artística discente e da participação estudantil em eventos acadêmicos (científicos, culturais e esportivos)

 

Registro das ações de Apoio às Associações Atléticas Acadêmicas

AÇÕES ESTRATÉGICAS – PDI UFAL 2019-2023

DIMENSÃO ENSINO DE GRADUAÇÃO, TÉCNICO E TECNOLÓGICO (Cont.)

AÇÕES PREVISTAS PARA O PERÍODO DE 2019 A 2023

SETORES RESPONSÁVEIS

INDICADORES DE ACOMPANHAMENTO E SITUAÇÃO ESPERADA EM 2023

Garantia de condições de permanência e aprendizagem de estudantes com deficiência, Transtorno do Espectro Autista e Altas Habilidades/Superdotação

Proest, Naes, Prograd e Sinfra

Mapeamento das condições de acessibilidade na Ufal

 

Plano Diretor de Acessibilidade da Ufal com adequação arquitetônica para acessibilidade nos diversos ambientes (rampa, barra de apoio, corrimão, piso e sinalização tátil, sinalizadores, alargamento de portas e vias, instalação de elevadores, dentre outras)

 

Ampliação do número de estudantes com Acesso ao Atendimento Educacional Especializado.

 

Registro de ações de sensibilização ao respeito às diferenças e difusão dos direitos da pessoa com deficiência e com Transtorno do Espectro Autista

 

Realização de Ações formativas para a comunidade acadêmica no que diz respeito à Educação Especial/Inclusiva

 

Realização de Ações visando à diminuição e/ou eliminação de barreiras atitudinais, arquitetônicas, comunicacionais, digitais, curriculares e/ou pedagógicas

 

Indicadores de Desempenho Acadêmico de estudantes com deficiência, Transtorno do Espectro Autista e Altas Habilidades/Superdotação

Fortalecimento da atuação dos NAEs nos campi fora de sede e ampliação das formas de participação na gestão da assistência estudantil

Proest, NAEs e Direções dos campi fora de sede

Indicadores de Desempenho Acadêmico de estudantes matriculados/as nos campi fora de sede

AÇÕES ESTRATÉGICAS – PDI UFAL 2019-2023

DIMENSÃO ENSINO DE GRADUAÇÃO, TÉCNICO E TECNOLÓGICO (Cont.)

AÇÕES PREVISTAS PARA O PERÍODO DE 2019 A 2023

SETORES RESPONSÁVEIS

INDICADORES DE ACOMPANHAMENTO E SITUAÇÃO ESPERADA EM 2023

Ampliação das formas de participação na gestão da assistência estudantil

Proest e NAEs

Fórum Estudantil como espaço de participação e controle social na política estudantil

 

Número de Plenárias Estudantis

 

Aumento do número de entidades e coletivos estudantis participantes

 

Publicização no portal institucional da execução orçamentária trimestral do PNAES

Realização de inventário de toda a infraestrutura da Ufal, visando apresentar o diagnóstico da estrutura existente e identificar a possibilidade de uso dos espaços existentes para apontar as necessidades de futuras expansões dos cursos de graduação, sem necessidade de maiores investimentos em infraestrutura

Sinfra

Inventário publicizado

Ampliação do atendimento de infraestrutura física e manutenção e predial de laboratórios dos cursos de graduação

Sinfra

Ampliação do número de laboratórios de ensino atendidos

Ampliação do atendimento da infraestrutura de acessibilidade da Universidade conforme a NBR 9050

Sinfra

Registro de obras realizadas

Ampliação do atendimento de infraestrutura física e manutenção e predial de salas de aulas dos cursos de graduação

Sinfra

Registro do número e ações realizadas

Ampliação do quadro de agentes Sinfra para atender demandas de infraestrutura de graduação e pós-graduação

Sinfra

Número de agentes Sinfra ampliado

Elaboração de roteiros facilitadores do uso do Módulo Infraestrutura no Sipac pelos diretores de cursos para atendimento à graduação

Sinfra

Módulo elaborado e publicizado

Ampliação da infraestrutura de permanência discente na Universidade (áreas de convivência, laboratórios de ensino e pesquisa, bibliotecas, etc.)

Sinfra

Número de espaços de convivência entregues

Instituição de modelo de gestão acadêmica dos cursos de graduação, definindo competências, papeis e objetivos

Prograd e PEI

Modelo de gestão acadêmica dos cursos implantada

Atuação na melhoria das instalações de rede e serviços e equipamentos de TIC existentes e a serem adquiridos para salas de aula e laboratórios que compõe o CPC dos cursos de graduação

Proginst e NTI

Nota CPC dos cursos aumentada

 

Registro das instalações realizadas

AÇÕES ESTRATÉGICAS – PDI UFAL 2019-2023

DIMENSÃO ENSINO DE GRADUAÇÃO, TÉCNICO E TECNOLÓGICO (Cont.)

AÇÕES PREVISTAS PARA O PERÍODO DE 2019 A 2023

SETORES RESPONSÁVEIS

INDICADORES DE ACOMPANHAMENTO E SITUAÇÃO ESPERADA EM 2023

Atuação na melhoria dos recursos de informática disponíveis na infraestrutura de permanência discente na Universidade (áreas de convivência, laboratórios de ensino e pesquisa, bibliotecas, etc.)

Proginst e NTI

 

Censup; Ufal em números

 

Registro das ações realizadas

Implantação plena do módulo Graduação no Sigaa

Prograd e NTI

Módulo Graduação no Sigaa implantado e em funcionamento

Implantação, customização e sustentação do módulo Graduação no Sigaa, visando integrar política de distribuição de carga horária docente, política de avaliação docente e alocação de vagas de pessoal docente e técnico administrativo

Prograd, Progep e NTI

Estudo e proposta de distribuição da carga horária; número de reuniões efetivas; minuta de resolução submetida ao Consuni

Atuação na efetivação do Plano de Dados Abertos, tendo como finalidade prioritária conferir maior efetividade aos princípios constitucionais da publicidade, transparência e eficiência, na medida em que afeta a disseminação de dados e informações públicas produzidas pela Universidade, divulgando-as para a sociedade em geral

Proginst e NTI

Conjunto de dados disponibilizados na plataforma

Atuação na melhoria do fornecimento de informações para a plataforma de Serviços Públicos Digitais do governo federal, promovendor ao cidadão informações sobre forma de prestação do serviço (presencial ou digital), bem como endereços e outras formas de contato com a instituição, documentos necessários, emissão de documentos, orientações em geral, entre outros serviços

Proginst e NTI

Relatório com a listagem de serviços disponibilizados pela Ufal para atendimento na plataforma https://www.servicos.gov.br/

Atuação no aperfeiçoamento da Carta de Serviços da Ufal, tendo por objetivo informar o cidadão sobre os serviços prestados pela instituição, as formas de acesso a esses serviços e os respectivos compromissos e padrões de qualidade de atendimento ao público

Proginst e NTI

Conjunto dos serviços disponibilizados pela Ufal

Construção de matrizes orçamentárias de acordo com indicadores de ensino, pesquisa e extensão

CPAI/Proginst

Divulgação de matrizes

Proposição de políticas institucionais no âmbito da Ufal, observando os objetivos e ações estratégicas do PDI

CPAI/Proginst

Resolução aprovada

Aperfeiçoamento permanentemente da gestão
orçamentária e financeira, focando a programação e execução orçamentária nos objetivos do PDI

CPO/Proginst

Orçamento executado

AÇÕES ESTRATÉGICAS – PDI UFAL 2019-2023

DIMENSÃO ENSINO DE GRADUAÇÃO, TÉCNICO E TECNOLÓGICO (Cont.)

AÇÕES PREVISTAS PARA O PERÍODO DE 2019 A 2023

SETORES RESPONSÁVEIS

INDICADORES DE ACOMPANHAMENTO E SITUAÇÃO ESPERADA EM 2023

Monitoramento do PDI quanto à execução dos objetivos

CPAI/Proginst

Relatório de gestão

Proposição da construção e monitoramento do PDU junto aos campi fora de sede e às UAs, observando os objetivos e ações estabelecidas no PDI

CPAI/Proginst

PDU aprovado

Aperfeiçoamento das práticas de governança
pública na Universidade

Proginst

Relatório de gestão

Reestruturação da política de qualificação dos servidores, dando continuidade à oferta de editais de qualificação docente (doutorado e pós-doutorado)

Progep e Propep

Número de servidores qualificados/ Número de doutores/ número de bolsas com afastamento

Intensificação de ações de capacitação em apoio à melhoria dos cursos de graduação, incluindo a ampliação da oferta de editais para visitas técnicas, intercâmbios e participação em eventos

Progep, Prograd e Proginst

Aumento da periodicidade dos cursos de formação para coordenadores e novos coordenadores de curso

 

Número de coordenadores participantes/número de cursos ofertados/número de editais

Realização periódica de concursos públicos para manutenção e/ou ampliação do quadro de servidores

Progep, Prograd, Propep e Diretores de Unidade

Número de editais, vagas ofertadas, vagas ocupadas, concursos vigentes, banco de professor e técnico

Atualização da política de distribuição de carga horária docente

Prograd, Propep, Proex, Progep, PEI e CPPD

Número de reuniões efetivas / Minuta de resolução submetida ao Consuni

Instituição de política de avaliação docente pelos discentes

Progep e Prograd

Minuta de resolução submetida ao Consuni

Ampliação de ações de promoção, prevenção de agravos, com ênfase em vigilância em saúde, e bem-estar dos servidores

Progep e Proginst

Número de ações realizadas

Instituição de política de alocação de vagas de pessoal docente e técnico administrativo

Prograd, Propep, Proex, Progep, PEI, CPPD e diretores de unidade

Estudo e proposta de distribuição da carga horária

Instituição do modelo de gestão acadêmica dos cursos de graduação, definindo competências, papeis e objetivos

Prograd, Progep e Proginst

Minuta de resolução submetida ao Consuni

Publicação de editais e de resoluções para concessão de bolsas/auxílios e acesso aos programas da assistência estudantil

Proest, NAEs, Consuni

Editais publicados

Regulamentação dos Centros de Inclusão Digital (CID) como órgãos de apoio acadêmico nos campis.

Proest e Sibi

Regulamentação aprovada e publicizada

Regulamentação dos Núcleos de Acessibilidade (NAC) como órgãos de apoio acadêmico nos campis.

Proest e NAC

Regulamentação aprovada e publicizada

Uso de Sistema informatizado na gestão da assistência estudantil (Módulo Assistência Estudantil, Restaurante universitário e acessibilidade)

Proest e NTI

Sistemas Sipac e Sigaa em funcionamento e efetivo uso

AÇÕES ESTRATÉGICAS – PDI UFAL 2019-2023

DIMENSÃO ENSINO DE GRADUAÇÃO, TÉCNICO E TECNOLÓGICO (Cont.)

AÇÕES PREVISTAS PARA O PERÍODO DE 2019 A 2023

SETORES RESPONSÁVEIS

INDICADORES DE ACOMPANHAMENTO E SITUAÇÃO ESPERADA EM 2023

Implementação de mecanismos de monitoramento e avaliação do PNAES

Proest e Proginst

Instrumentos de monitoramento e avaliação aplicados e resultados publicizados nos relatórios de gestão

 

Publicização no portal institucional da execução orçamentária trimestral do PNAES

Estruturação do Programa de Apoio e Acompanhamento Pedagógico (PAAPE)

Proest e Prograd

Estruturação implementada e resultados do acompanhamento divulgados nos relatórios de gestão

Estruturação do Programa de Atenção Integral à Saúde do/a Estudante (Piase)

Proest

Estruturação implementada

Estruturação do Programa de Atividade Física, Esporte e Lazer (Pael)

Proest

Estruturação implementada

Estruturação do Programa de Apoio à Produção Artístico Cultural Discente.

Proest

Estruturação implementada

Ampliação da oferta de refeições e número de comensais.

 

Proest e NAEs

Aumento do número de comensais e do nível de satisfação do usuário e resultados divulgados nos relatórios de gestão

Implementação de monitoramento da satisfação dos usuários e avaliação dos impactos sobre a permanência estudantil

Proest

Realização da pesquisa de monitoramento  de satisfação implementada e resultados publicizados nos relatórios de gestão

Acompanhamento dos indicadores de desempenho acadêmico dos estudantes que participam de programas de assistência estudantil, com vistas a diminuição da taxa de retenção e evasão e aumento do índice de rendimento acadêmico, da taxa de sucesso nos Cursos de Graduação, do índice de produtividade científica, da taxa de envolvimento de discentes com a Extensão, da produção cultural-artística discente.

Proest, NAEs e Prograd

Diminuição das taxas de retenção e de evasão de discentes atendidos com programas da assistência estudantil

 

Aumento do Índice de Rendimento Acadêmico, da Taxa de Sucesso, do Índice de Produtividade Científica de discentes atendidos por programas de assistência estudantil

 

Aumento da Taxa de Envolvimento de Discentes atendidos por programas de assistência estudantil com a extensão e com a pesquisa

 

Estímulo ao desenvolvimento das associações atléticas acadêmicas.

 

Proest

Registro das ações de apoio às Associações Atléticas Acadêmicas

Estímulo a modalidades de apoio à participação estudantil em eventos acadêmicos (científicos, culturais e esportivos).

 

Proest, Prograd e Propep

Aumento da produção cultural-artística discente e da participação estudantil em eventos acadêmicos (científicos, culturais e esportivos)

 

AÇÕES ESTRATÉGICAS – PDI UFAL 2019-2023

DIMENSÃO ENSINO DE GRADUAÇÃO, TÉCNICO E TECNOLÓGICO (Cont.)

AÇÕES PREVISTAS PARA O PERÍODO DE 2019 A 2023

SETORES RESPONSÁVEIS

INDICADORES DE ACOMPANHAMENTO E SITUAÇÃO ESPERADA EM 2023

Estímulo às ações de apoio à institucionalização da política de transporte intermunicipal e mobilidade estudantil

Proest e diretores dos Campi fora de sede

Nº de ações desenvolvidas e efetivadas junto aos municípios

Ampliação da adequação arquitetônica para acessibilidade nos diversos ambientes (rampa, barra de apoio, corrimão, piso e sinalização tátil, sinalizadores, alargamento de portas e vias, instalação de elevadores, dentre outras).

 

Proest, Naes, Prograd, Proginst e Sinfra

Mapeamento das condições de acessibilidade na Ufal

 

Plano Diretor de Acessibilidade da Ufal com adequação arquitetônica para acessibilidade nos diversos ambientes (rampa, barra de apoio, corrimão, piso e sinalização tátil, sinalizadores, alargamento de portas e vias, instalação de elevadores, dentre outras)

 

Indicadores de desempenho acadêmico de estudantes com deficiência, transtorno do espectro autista e altas habilidades/superdotação

Acesso ao Atendimento Educacional Especializado aos estudantes com deficiência, transtorno do espectro autista e altas habilidades.

Proest e NAC

Ampliação do número de estudantes com acesso ao Atendimento Educacional Especializado

Realização de Ações de sensibilização ao respeito às diferenças e difusão dos direitos da pessoa com deficiência e com Transtorno do Espectro Autista.

 

Proest, NAC e Ascom

Registro de ações de sensibilização ao respeito às diferenças e difusão dos direitos da pessoa com deficiência e com transtorno do espectro autista

 

Realização de Ações formativas para a comunidade acadêmica no que diz respeito à Educação Especial/Inclusiva.

 

Proest, Prograd

Registro de ações formativas para a comunidade acadêmica no que diz respeito à educação especial/inclusiva

 

Realização de Ações visando a diminuição e/ou eliminação de barreiras atitudinais, arquitetônicas, comunicacionais, digitais, curriculares e/ou pedagógicas.

Proest, NAC e Ascom

Registro de ações visando à diminuição e/ou eliminação de barreiras atitudinais, arquitetônicas, comunicacionais, digitais, curriculares e/ou pedagógicas

Assegurar condições de implementação de ações nas áreas da política nacional de assistência estudantil nos campi

Proest

Indicadores de desempenho acadêmico de estudantes matriculados/as nos campi fora de sede

Fortalecimento da atuação dos NAEs nos campi fora de sede e ampliação das formas de participação na gestão da assistência estudantil

Proest, NAEs e Direções dos campi fora de sede

 

Institucionalização do Fórum Estudantil como espaço de participação e controle social na política estudantil.

 

Proest e NAEs

Fórum Estudantil implementado

 

Registro do número de plenárias estudantis

Realização de Plenárias Estudantis com participação de entidades e coletivos estudantis.

Proest

Registro do aumento do número de entidades e coletivos estudantis participantes

AÇÕES ESTRATÉGICAS – PDI UFAL 2019-2023

DIMENSÃO PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA, INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO

AÇÕES PREVISTAS PARA O PERÍODO DE 2019 A 2023

SETORES RESPONSÁVEIS

SITUAÇÃO ESPERADA EM 2023

Visitações periódicas aos PPGs para discutir, implantar e avaliar estratégias de melhoria

Propep e CPG

Aumento da nota dos PPGs

Realização de seminários de bibliometria e produção científica

Propep, CPG, CPq e Progep

Aumento da nota dos PPGs

Participação de consultores externos para avaliar os PPGs e direcionar ações de melhoria

Propep e CPG

Aumento da nota dos PPGs

Assinatura do Clarivate Analytics – InCites

Propep e Proginst

Aumento da nota dos PPGs

Conclusão da regularização dos regimentos dos PPGs

CPG

Regularização dos regimentos de todos os PPGs (até o momento, apenas 10 estão com os regimentos regularizados)

Apoio a publicações de qualidade

CPq

Aumento do número de publicações registradas anualmente

Melhoria da estrutura de suporte ao Serviço de Editoração de Revista Eletrônica (Seer)

Sibi; NTI

Divulgação das melhorias implantadas

Assinatura do Sistema Financiar para melhor elucidação do leito complementar com a informação sobre qual a intencionalidade da assinatura desse sistema https://www.financiar.org.br

Propep e Proginst

Termo assinado

Captação de recursos por meio de projetos institucionais

CPq

Registro anual do total de projetos submetidos e de recursos atraídos

Apoio a iniciativas de captação de recursos de grupos e pesquisadores

CPq

Registro anual do total de recursos captados por grupos e pesquisadores

Ampliação do quadro de servidores técnicos de apoio aos PPGs

Propep e Progep

Registro das demandas apresentadas pelos PPGs e aumento do número de novos técnicos concursados lotados nos PPGs

Tradução de páginas web dos PPGs

Propep, ASI e Proginst

Registro da quantidade de páginas traduzidas anualmente

Inserção de ações de extensão na pós-graduação

Propep, Proex, PPG

Ações de extensão registradas na pós-graduação

Qualificação de propostas de cursos lato sensu

Propep, CPG

Propostas submetidas ao Consuni

Acompanhamento da execução de cursos lato sensu

Propep, CPG

Relatório de acompanhamento

Atualização da resolução de regulamentação dos cursos lato sensu

Propep, CPG

Resolução aprovada no Consuni

Promoção de cursos/capacitações sobre inovação

Pite e Progep

Registro de ações promovidas

Regulamentação e implantação sa política de inovação da Ufal aprovada pelo Consuni

Pite, Proginst, Fundepes, UAs, DCF

Resolução aprovada no Consuni

Construção do portfólio de tecnologias, produtos e serviços da Ufal

Pite, NTI, UAs

Portfólio implementado na página web da Ufal

AÇÕES ESTRATÉGICAS – PDI UFAL 2019-2023

DIMENSÃO PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA, INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO (Cont.)

AÇÕES PREVISTAS PARA O PERÍODO DE 2019 A 2023

SETORES RESPONSÁVEIS

SITUAÇÃO ESPERADA EM 2023

Apoio a iniciativas de captação de recursos de grupos e pesquisadores

Pite, Progep, Gestão Central

Garantia da atuação de pelo menos dois servidores, um da área do direito de propriedade intelectual e outro da área de transferência de tecnologia

Promoção de cursos/capacitações sobre temas que incentivam o empreendedorismo em todos os campi da Ufal

Pite, Progep, Gestão Central

Registro dos cursos realizados

Regularização da Incubal como incubadora de empresas de base tecnológica de Alagoas na Ufal

Pite, Gestão central

Documento de registro

Criação de documento de reconhecimento de outras incubadoras, além da Incubal, sediadas na Ufal

Pite, Gestão Central

Regimento aprovado no Consuni

Garantia de espaços físicos para empresas pré-incubadas e incubadas nos campi que possuem incubadoras

Pite, Gestão Central, Sinfra

Espaços físicos estruturados

Lançamento do Edital de Incubação de Empresas na Incubal

Pite, Gestão Central, Sinfra

Edital publicado

Ampliação do quadro de servidores técnicos para apoio às empresas incubadas na Incubal

Pite, Progep, Gestão Central

Garantia da atuação de pelo menos dois servidores, um da área de gestão de negócios e outro especialista em captação de recursos

Aumento do número de bolsas Pibic junto ao CNPq, à Fapeal e bolsas próprias da Ufal

Propep, CNPq, Fapeal

Aumento da série histórica do número de bolsas

Revisão dos critérios de distribuição de bolsas Pibic

Propep e CPq

Edital publicado com novos critérios

Implantação do sistema de bolsas Pibic/Pibiti pelo Sigaa

CPq e NTI

Sistema implantado

Cadastro no Sigaa de voluntários Pibic/Pibiti e emitissão de certificação

CPq e NTI

Voluntários cadastrados

Participação na construção de editais de contratação de docentes para atrair pesquisadores produtivos

Propep, Prograd e Progep

Edital publicado

Capacitação em fluxos acadêmicos dos parceiros prioritários a fim de garantir familiaridade dos servidores com os trâmites dos parceiros prioritários e apresentar os nossos

Progep, Propep, Cied e ASI

Registro da quantidade de capacitações realizadas

Formulação de política de acolhimento de docente e pesquisador estrangeiros a fim de estabelecer protocolo corrente para o procedimento de recepção de pesquisador ou docente estrangeiro, institucionalizando o fluxo e despersonalizando a ação

Propep e ASI

Política formulada

Formulação de política de reconhecimento de créditos e de atividades acadêmicas e científicas realizados por docentes e discentes no exterior ou em ações de internacionalização

Propep, Prograd, DRCA, colegiados de cursos e ASI

Política formulada

Criação de Institutos Interdisciplinares e Temáticos para melhorar diálogo com questões sociais prementes e com instituições internacionais

Propep, Prograd, Proex e ASI

Institutos criados

Incentivo e capacitação de pesquisadores e extensionistas para a apresentação de projetos em parceria com a fundação de apoio vinculada à Ufal

Propep, Proginst e Proex

Quantitativo de projetos aprovados

AÇÕES ESTRATÉGICAS – PDI UFAL 2019-2023

DIMENSÃO EXTENSÃO

AÇÕES PREVISTAS PARA O PERÍODO DE 2019 A 2023

SETORES RESPONSÁVEIS

SITUAÇÃO ESPERADA EM 2023

Estímulo à ampliação de ações, projetos, eventos, cursos, programas, produtos e outras atividades de extensão

Proex, UAs, campi, Unidades Educacionais, cursos de graduação, Polos EAD

Alcance das metas definidas para a extensão no PDI

Inclusão de temáticas e alcance de público caracterizado como população vulnerável em ações de extensão

Proex, UAs, campi, Unidades Educacionais, cursos de graduação, Polos EAD

Ampliação da TIVEx

 

Registro das ações no Sigaa

Estritamento de laços com escolas públicas por via de ações de extensão

Proex, UAs, campi, Unidades Educacionais, cursos de graduação, Polos EAD

Rgistro de ações de extensão dirigidas às escolas públicas

Estímulo a ações em municípios ainda não cobertos por atividades de extensão

PROEX

Unidades Acadêmicas, Campi, Unidades Educacionais, Pólos EAD.

102 municípios atendidos por ações extensionistas

Ampliar em 322 o número de ações de extensão vinculadas a grupos devidamente cadastrados no CNPq

PROEX

Unidades Acadêmicas, Campi, Unidades Educacionais, Pólos EAD.

Articulação extensão – pesquisa.

Incentivo à realização de ações de extensão por parte de grupos de pesquisa, ressaltando a necessidade de indicação de vinculação dessas ações a grupos de pesquisa cadastrados no CNPq

Proex, Propep, CPq, comissões de extensão

Elaboração de instrução normativa

 

Melhoria dos indicadores de extensão

 

Ampliação do impacto social das pesquisas

Incremento de ações nos equipamentos culturais

Proex/CAC/Equipamentos Culturais, UAs, campi, Unidades Educacionais, Polos EAD

Aumento da oferta de ações culturais para a comunidade

 

Aumento do público

Ampliação de participantes institucionais em atividades de extensão (técnicos, docentes, estudantes, profissionais externos)

Proex/CAC/Equipamentos Culturais, UAs, campi, Unidades Educacionais, Polos EAD

Aumento do envolvimento da comunidade universitária e de profissionais externos na extensão

Elaboração de quatro novas instruções normativas de forma a atender as diretrizes para a extensão na Ufal

 

Proex, UAs, Unidades Educacionais e campi

Intruções normativas elaboradas

Aprovação de três resoluções que valorizem a extensão em diferentes instrumentos avaliativos do trabalho na Universidade

Progep, Proex, Comitê Assessor de Extensão, Prograd e

Propep

 

Resoluções aprovadas pelo Consuni

AÇÕES ESTRATÉGICAS – PDI UFAL 2019-2023

DIMENSÃO EXTENSÃO

AÇÕES PREVISTAS PARA O PERÍODO DE 2019 A 2023

SETORES RESPONSÁVEIS

SITUAÇÃO ESPERADA EM 2023

Estímulo à ampliação de ações, projetos, eventos, cursos, programas, produtos e outras atividades de extensão

Proex, UAs, campi, Unidades Educacionais, cursos de graduação, Polos EAD

Alcance das metas definidas para a extensão no PDI

Inclusão de temáticas e alcance de público caracterizado como população vulnerável em ações de extensão

Proex, UAs, campi, Unidades Educacionais, cursos de graduação, Polos EAD

Ampliação da TIVEx

 

Registro das ações no Sigaa

Estritamento de laços com escolas públicas por via de ações de extensão

Proex, UAs, campi, Unidades Educacionais, cursos de graduação, Polos EAD

Rgistro de ações de extensão dirigidas às escolas públicas

Estímulo a ações em municípios ainda não cobertos por atividades de extensão

PROEX

Unidades Acadêmicas, Campi, Unidades Educacionais, Pólos EAD.

102 municípios atendidos por ações extensionistas

Ampliar em 322 o número de ações de extensão vinculadas a grupos devidamente cadastrados no CNPq

PROEX

Unidades Acadêmicas, Campi, Unidades Educacionais, Pólos EAD.

Articulação extensão – pesquisa.

Incentivo à realização de ações de extensão por parte de grupos de pesquisa, ressaltando a necessidade de indicação de vinculação dessas ações a grupos de pesquisa cadastrados no CNPq

Proex, Propep, CPq, comissões de extensão

Elaboração de instrução normativa

 

Melhoria dos indicadores de extensão

 

Ampliação do impacto social das pesquisas

Incremento de ações nos equipamentos culturais

Proex/CAC/Equipamentos Culturais, UAs, campi, Unidades Educacionais, Polos EAD

Aumento da oferta de ações culturais para a comunidade

 

Aumento do público

Ampliação de participantes institucionais em atividades de extensão (técnicos, docentes, estudantes, profissionais externos)

Proex/CAC/Equipamentos Culturais, UAs, campi, Unidades Educacionais, Polos EAD

Aumento do envolvimento da comunidade universitária e de profissionais externos na extensão

Elaboração de quatro novas instruções normativas de forma a atender as diretrizes para a extensão na Ufal

 

Proex, UAs, Unidades Educacionais e campi

Intruções normativas elaboradas

Aprovação de três resoluções que valorizem a extensão em diferentes instrumentos avaliativos do trabalho na Universidade

Progep, Proex, Comitê Assessor de Extensão, Prograd e

Propep

 

Resoluções aprovadas pelo Consuni

AÇÕES ESTRATÉGICAS – PDI UFAL 2019-2023

DIMENSÃO EXTENSÃO (Cont.)

AÇÕES PREVISTAS PARA O PERÍODO DE 2019 A 2023

SETORES RESPONSÁVEIS

SITUAÇÃO ESPERADA EM 2023

Elaboração de duas instruções normativas para ampliação da representação da sociedade na IES

Proex, Comitê Assessor de Extensão,

campi e Unidades Educacionais

Aumento da representação da sociedade na IES

Definição de política de financiamento da extensão na Ufal

Proex, Proginste Propep

Resolução de política para o financiamento da extensão na Ufal aprovada pelo Consuni

Realização de evento sobre a inserção da extensão como componente curricular obrigatório nos cursos de graduação da Ufal

Proex, Comitê Assessor de Extensão,

UAs,

campi e Unidades Educacionais

Evento realizado

Aperfeiçoamento de editais de extensão prevendo o alcance de atividades que envolvam grupos sociais vulneráveis, temáticas específicas (Direitos Humanos, prevenção à violência, questões étnico-raciais, por exemplo) e valorizando aspectos acadêmicos como vinculação com grupo de pesquisa, participação de técnicos nas atividades, associação com movimentos e entidades sociais

Proex, Comitê Assessor de Extensão,

UAs,

campi e Unidades Educacionais

Editais aperfeiçoados

Ampliação da variedade de mídias e número de matérias, textos, vídeos, comunicações, postagens em geral para redes sociais, site da Ufal, páginas dos equipamentos culturais sobre ações de extensão cadastradas no Sigaa

Proex, Comitê Assessor de Extensão,

UAs, campi, Unidades Educacionais e Ascom

Democratização da informação sobre a extensão

Elaboração de instruções normativas que tratem da implementação dos comitês locais de extensão nas UAs, campi e Unidades Educacionais, ressaltando o papel das coordenações de extensão; da Resolução n° 4/2018; da criação do Conselho Popular Universitário como parte do disposto na Resolução n° 65/2014 e da institucionalização e consolidação de indicadores de extensão da Ufal

Proex, Comitê Assessor de Extensão

Instruções normativas elaboradas

Aperfeiçoamento dos registros de atividades extensionistas, incluindo a continuidade da digitalização de projetos e relatórios, visando à disponibilização periódica dos mesmos para os interessados e para que as UAs/campi/Unidades Educacionais possam realizar avaliações, balanços e planejamentos, além de ter os dados para alimentar suas páginas.

Proex, NTI, UAs, campi, Unidades Educacionais

Divulgação sistemática de projetos e relatórios