Metas
OBJETIVOS |
METAS GERAIS (ATÉ 2023) |
RESPONSÁVEL |
|
Dimensão Ensino de Graduação, Técnico e Tecnológico |
Elevar a qualidade dos cursos de graduação e de ensino profissional e tecnológico da Ufal |
Aumentar o CPC (Conceito Preliminar de Curso) de 47 cursos em ciclos trienais do Enade |
Prograd |
Aumentar em 18,67% o Conceito de Curso (CC) dos 15 cursos não enquadrados no Enade, considerando os CC 3, 4 e 5 |
|||
Ampliar a oferta de cursos de graduação e de ensino profissional e tecnológico da Ufal |
Ampliar em 18 cursos de graduação |
||
Ampliar em 5 cursos de ensino profissional e tecnológico |
|||
Ampliar o número de formandos anuais em relação aos ingressantes |
Aumentar em 10% a taxa de sucesso |
||
Dimensão Pós-graduação, Pesquisa, Inovação e Empreendedorismo |
Elevar a qualidade da pós-graduação |
Aumentar o conceito de 5 programas |
Propep |
Aumentar o potencial de inovação da Ufal |
Depositar pelo menos 38 proteções de propriedade intelectual (PI) |
||
Expandir o processo de Incubação de Empresas nos municípios em que a Ufal tem Campus ou Unidade Educacional |
Aumentar em 4 o número de incubadoras ativas e reconhecidas/regularizadas na Ufal |
||
Ampliar a participação de estudantes de graduação em projetos de iniciação |
Atingir a participação de 71,33% dos Doutores DE em projetos de IC |
||
Atingir uma taxa de 85,56% de cobertura de bolsas de iniciação científica por demanda de bolsas qualificadas |
|||
Ampliar a oferta de vagas em cursos de pós-graduação stricto sensu |
Aumentar para 373 (20%) as vagas em cursos de pós-graduação stricto sensu, incluindo as vagas de cursos novos |
||
Dimensão Extensão |
Ampliar o alcance e o impacto social das ações de extensão integrada ao ensino e à pesquisa |
Efetivar ações que garantam a ampliação do alcance e impacto social das ações de extensão, construindo relações mais efetivas com outros setores da sociedade, tais como comunidades tradicionais, movimentos sociais, escolas públicas etc., em variados municípios, ampliando o diálogo e a consequente construção de um perfil profissional que tenha elementos para atuar de forma ética, tecnicamente competente, e politicamente comprometida com as áreas de grande pertinência social (necessidades das populações com maior vulnerabilidade social), tendo como pano de fundo uma realidade complexa e contraditória do ponto de vista dos índices de desenvolvimento humano |
Proex |
Desenvolver os aspectos pedagógico, formativo e organizativo a partir das diretrizes institucionais para a extensão da Ufal |
Desenvolver aspectos de organização institucional interna, que permitam o desenvolvimento da extensão, tais como novas políticas, resoluções, procedimentos, criação e/ou alteração de fluxos, produção de instruções normativas, de materiais didáticos que auxiliem na compreensão do que é a extensão no processo formativo, dentre outras ações que objetivam ampliar o grau de organização, de consolidação, de alterações qualitativas significativas dessas atividades de caráter acadêmico na cultura universitária, buscando sua valorização como um importante componente formativo e canal de diálogo científico e cultural com outros setores da sociedade |