Perguntas Frequentes

O que é o PDI?

O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) é um documento de planejamento estratégico com vigência de cinco anos. Ele orienta as ações institucionais no âmbito do ensino, pesquisa, extensão, gestão e infraestrutura, servindo como um instrumento fundamental para a avaliação e o aprimoramento contínuo da universidade. O PDI também atende às exigências do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), promovendo maior eficiência administrativa, transparência pública e qualidade acadêmica.


Quem é responsável pela elaboração do PDI na UFAL?

A responsabilidade pela coordenação da elaboração do PDI na UFAL é da Comissão central e da Comissão de Sistematização,  incluindo unidades acadêmicas, administrativas e representantes da comunidade acadêmica. Esse processo é conduzido de forma participativa e colaborativa, assegurando ampla representatividade e transparência.


A UFAL já possui um PDI em vigor?

Sim. A UFAL já elaborou diferentes versões do PDI ao longo dos anos. O documento atualmente em vigor abrange o período de 2019 a 2023. A nova versão, referente ao período 2025–2032, está em processo de elaboração com a participação da comunidade universitária. Cada edição do PDI reflete os desafios, metas e estratégias definidos pela instituição para garantir seu desenvolvimento sustentável e seu compromisso com a sociedade.


O que deve constar no PDI 2024–2028 da UFAL?

De acordo com o Decreto nº 9.235/2017 e a Instrução Normativa nº 24/2020 do Ministério da Educação, o PDI da UFAL deve conter, obrigatoriamente, os seguintes elementos:

  • Identidade institucional: missão, visão, valores, mapa estratégico, cadeia de valor, objetivos estratégicos e indicadores com suas respectivas metas e fórmulas de medição;

  • Histórico de criação e desenvolvimento da UFAL e sua área de abrangência;

  • Projeto Pedagógico Institucional (PPI);

  • Cronograma de implantação e expansão da universidade e de seus cursos;

  • Organização didático-pedagógica;

  • Perfil do corpo docente;

  • Estrutura organizacional e administrativa;

  • Infraestrutura física e acadêmica;

  • Oferta de cursos na modalidade de educação a distância (EaD), abrangência e polos de apoio;

  • Oferta de cursos de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado);

  • Sustentabilidade econômico-financeira da instituição;

  • Projetos estratégicos, com prazos, entregas previstas e unidades responsáveis.