Controle dos resultados do PDI UFAL 2019-2023

1. Controle dos resultados do PDI UFAL 2019-2023

  • Construção dos Planos de Desenvolvimento de Unidade (PDUs):

Em nível organizacional, o desempenho das diretrizes institucionais definidas pelas unidades acadêmicas e campi fora de sede, materializadas nos PDUs, é parte integrante da avaliação do PDI, pois é fundamentalmente nessas instâncias que as ações previstas no PDI se materializam; portanto, o PDU é mecanismo fundamental para a realização da missão e para o alcance da visão da Universidade Federal de Alagoas. Dessa forma, as medidas planejadas nos PDUs e os resultados alcançados durante sua implementação são instrumentos de controle por excelência do desenvolvimento do PDI, visto que atestam o nível de compromisso das diferentes instâncias com os objetivos da Universidade como um todo, orientadores do PDI UFAL 2019-2023.

  • Atualização em tempo real da implementação do PDI:

O material utilizado nas medidas de monitoramento deve ser analisado em termos de nível e grau de alcance das metas previstas e em termos de cobertura dos indicadores. É fundamental saber, periodicamente, se as ações realizadas estão possibilitando alcançar os objetivos e as metas propostos ou se haverá a necessidade de correções ou mudança de estratégias. Nesse aspecto, os relatórios a serem construídos durante a implementação do PDI servirão para monitorar sua execução e, ao mesmo tempo, para controlar seus resultados. Em acréscimo a isso – e no intuito de diminuir lapsos de tempo entre momentos de avaliação do PDI (semestre/ano) e alcance das metas previstas e cobertura dos indicadores –, a Proginst e a CPA devem ser imediatamente comunicadas, pelos setores responsáveis pelas ações, quando tais metas e indicadores forem atingidos; do mesmo modo deve ser feito no caso de ocorrências que impliquem em atraso no cronograma de implementação das ações, quando for o caso. A combinação entre essa dinâmica e as medidas de monitoramento apresentadas anteriormente permitirão a atualização em tempo real da implementação do PDI UFAL 2019-2023 e, consequentemente, o controle do alcance das metas previstas, da cobertura dos indicadores, assim como da distância entre estas e o planejado.

  • Agenda do PDI UFAL 2019-2023:

A efetividade da avaliação do PDI UFAL 2019-2023 guarda estreita relação com o grau de organização do seu planejamento. Além de um cronograma de ações previstas, conforme o da CPA, apresentado na seção 14 do PDI, a definição de um calendário é estratégia importante nesse aspecto. Assim, a definição de datas, horário e local para realização de cada e toda ação de avaliação prevista é fundamental para que, com antecedência devida, sejam organizados os procedimentos, convocados os envolvidos e feita ampla divulgação dos encontros/atividades/eventos. Dessa maneira, o controle sobre o andamento do PDI pode ser aperfeiçoado.

 2. Revisão do PDI UFAL 2019-2023

  • Agilização e transparência na tomada de decisões:

A possibilidade de revisão é condição intrínseca à natureza flexível de qualquer plano ou planejamento e isso também se aplica ao PDI. As medidas de monitoramento e de controle, conforme apresentadas anteriormente, concorrem para a agilidade na revisão de elementos do PDI, evitando a postergação de metas e resultados, por meio da redefinição de ações no decurso da implementação do referido plano. É preciso observar, entretanto, que a revisão do PDI UFAL 2019-2023 – suas ações, metas, estratégias, indicadores, responsáveis, por exemplo – não deve ser decisão extemporânea nem alheia ao conteúdo do PDI; ao contrário, deve ter como base evidências do monitoramento e do controle sobre as ações e metas previstas e deve considerar as instâncias e setores envolvidos com tais metas e ações. Mais ainda, a revisão do PDI, quando necessária, deve considerar, sempre, as medidas cabíveis para o alcance dos objetivos estratégicos definidos, e não para o distanciamento ou abandono dos mesmos. Portanto, do monitoramento da implementação das ações e do controle do alcance de indicadores e metas do PDI 2019-2023 é que deve resultar a tomada de decisão para dar sequência ao cronograma das metas e ações de cada objetivo estratégico ou, frente a eventuais dificuldades, para redefini-los – cronograma, metas e/ou ações. Assim como nos itens monitoramento e controle, a transparência é princípio básico dos processos de tomada de decisão para a revisão do PDI, como de resto o é para os demais aspectos deste plano, desde sua elaboração. A redefinição de elementos do PDI deve ser, portanto, oportunidade para a reafirmação do princípio da transparência, para o aperfeiçoamento dos processos de tomada de decisão e de trabalho coletivo e, fundamentalmente, para afirmação dos objetivos que ensejam o PDI UFAL 2019-2023.

 3. Articulação entre monitoramento, controle e revisão

  •  Utilização do Sistema ForPDI:

 A plataforma ForPDI será utilizada para o acompanhamento da implementação do PDI. Ciclos anteriores de planejamento e de avaliação na Ufal indicam a notável necessidade de informatização desses processos, a fim de atribuir eficácia ao planejamento, ao acompanhamento da execução das ações e ao monitoramento do alcance das metas. O ForPDI é capaz de reunir e de dar agilidade às medidas de monitoramento, controle e revisão do PDI UFAL 2019-2023 indicadas, além de apresentar outras possibilidades de aperfeiçoamento desses processos. Além disso, o ForPDI reúne características importantes que merecem consideração: tecnicamente, trata-se de uma ferramenta colaborativa, eficiente, rápida e segura, desenvolvida exclusivamente para acompanhamento, em tempo real, da implementação de PDIs em IES; politicamente, a ferramenta tem o envolvimento direto e o aval do Forplad; financeiramente, o sistema é uma plataforma aberta, de software livre, que não implica em recursos financeiros. Apesar dessas características, a utilização do ForPDI não deve anular os itens anteriores; ao contrário, estes devem ser potencializados pelo primeiro. Para a ciência das implicações da utilização do ForPDI, a Proginst e a CPA devem contar com o suporte de setores envolvidos com organização de dados e uso de tecnologias não só na esfera administrativa, mas também nas áreas de ensino e de extensão.